Boas notícias
Projeto de Lei transforma Horta Comunitária em reserva ambiental
Ação deve ser sancionada pelo prefeito de Porto Alegre nos próximos dias
A comunidade ganha e a natureza agradece. Depois de viver dias cinzas de apreensão, na dúvida se seria trocada por uma rua, a Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro pode voltar a respirar.
Leia mais notícias do dia
Foi aprovado ontem, por unanimidade, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o Projeto de Lei (PL) do vereador Airto Ferronato (PSB) que transforma em reserva ambiental a área de 40 mil m² da Zona Leste da Capital.
Sendo uma das últimas hortas comunitárias da cidade, o espaço será preservado para que o projeto de construção de uma avenida seja retirado do Plano Viário da cidade a fim de proteger a produção agrícola no meio urbano.
A comunidade da Lomba do Pinheiro mobilizou-se e acompanhou a votação com hortaliças colhidas da horta em punho.
Barreira natural
Segundo Ferronato, o terreno é cercado por mata nativa que atua como barreira natural, essencial para a proteção da plantação. O vereador salienta que a horta é um projeto coletivo com enfoque pedagógico, terapêutico e de inclusão social, onde mais de 10 mil pessoas já foram atendidas e por isso tamanha a importância em defendê-la.
A Câmara dos Vereadores tem dez dias para fazer a redação final. O PL será encaminhado então para a sanção do prefeito José Fortunati, que tem o mesmo período de tempo para sancionar a ação.