Seu problema é nosso
Falta de comunicação entre município e estado faz com que idosa aguarde cirurgia de varizes há cinco anos
Informações sobre o caso de dona Ilanir não foram passadas à Regulação Ambulatorial do Estado e, por isso, ela ainda não foi chamada
Há cinco anos a aposentada Ilanir Buscher de Sousa, 67 anos, de Viamão, aguarda uma cirurgia de varizes na perna direita. Com boa parte do membro já comprometido, Ilanir tem dificuldades para caminhar e passa quase o dia inteiro deitada.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
– Eu não aguento a dor, não posso caminhar muito, fico deitada com a perna para cima e não posso fazer minhas atividades domésticas simples, como varrer – queixa-se ela.
Com problemas nas veias há mais de 15 anos, a situação de Ilanir se agravou há cinco, quando entrou com o primeiro pedido de operação, em Viamão.
– Quando minha perna começou a inchar e ficar roxa, fui ao posto de saúde e o médico solicitou a cirurgia de urgência. Como não me chamavam, fui verificar e me informaram que haviam perdido meu requerimento – diz.
Ilanir foi encaminhada novamente para a cirurgia há dois anos, mas não foi chamada. Ela usou pomada para amenizar os sintomas e até funcionou, mas por pouco tempo. Dia 11 de janeiro, voltou ao clínico geral.
– Marquei consulta porque não aguento mais esperar, o médico receitou pomada, soro fisiológico e remédio para evitar inflamação. Quando perguntei sobre a cirurgia, ele apenas me disse que eu tenho que esperar – lamenta.
Ilanir deve comparecer à Central
Para dar continuidade ao encaminhamento feito por Ilanir, a Secretaria da Saúde de Viamão orientou que ela deve comparecer à Central de Marcação de Consultas, localizada na Parada 44, levando seus exames, para atualizar o pedido de atendimento visando a continuidade do processo, sem prejuízo na ordem da fila da regulação.
Isso porque a Regulação Ambulatorial do Estado informou que foram feitos questionamentos clínicos e técnicos à secretaria de Viamão sobre este caso, em fevereiro de 2015, e estes questionamentos estão pendentes.
Leia mais notícias do dia