Seu problema é nosso
Falta de manutenção em praça da Capital é evidente
Acúmulo de lixo, grama alta, bancos quebrados, lâmpadas queimadas e a lista de problemas só aumenta na Praça Vilmar Berteli
Com a chegada do verão, as praças são, geralmente, um local para se refrescar, reunir os amigos para tomar um chimarrão no fim da tarde e levar as crianças para brincar. Entretanto, nem sempre é possível. Um dos locais que se tornou alvo de reclamação é a Praça Vilmar Berteli, que fica entre as ruas Didia Jardim Pinto, Bernardino de Oliveira Paim e Jaci Barcelos de Oliveira, na Vila Santa Rosa, Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Falta de manutenção nos brinquedos infantis, quadra esportiva em péssimas condições há cerca de cinco anos, bancos quebrados, lâmpadas queimadas há mais um mês, lixo acumulado, animais mortos e até oferendas são os problemas enfrentados pela comunidade da região. Morador bem próximo da área de lazer, o aposentado Paulo Ricardo da Silva Henz, 43 anos, diz que a pracinha está abandonada.
– A prefeitura corta a grama uma vez por mês, mas essa é a única coisa boa que eles fazem. A praça não tem segurança e fica perto de uma escola, além disso, não tem lixeiras e o caminhão da coleta só recolhe as sacolas das casas e o lixo da praça fica todo lá, atirado no chão, sujando tudo – queixase ele.
Descaso
Paulo conta que, infelizmente, alguns moradores não colaboram para a conservação da praça, esquecendo que ela também é para uso deles.
– Gente de outras vilas vem fazer trabalhos religiosos ali e deixam o local imundo. Além disso, alguns dos próprios moradores da Santa Rosa despejam seus lixos na Vilmar Berteli e isso dificulta nossa cobrança mediante o município – desabafa o aposentado.
Cansado da situação e de não enxergar mudanças, Paulo entrou em contato com a prefeitura diversas vezes para reclamar da praça e cobrar providências, contudo, não teve as solicitações atendidas.
– Parece que não tem importância pro governo deixar a pracinha bonita só porque é em uma vila, isso é uma vergonha – desabafa ele.
Conserto está programado
Segundo informações da Smov, não há protocolos registrados sobre a falta de iluminação na praça Vilmar Bertelli, mas equipes da secretaria devem fazer vistoria e os serviços necessários ainda esta semana.
A Smam informou que a limpeza da praça deve ser feita na próxima semana, conforme o calendário da secretaria, que prevê manutenção neste local a cada 40 dias. O conserto da tela e dos bancos quebrados está previsto para a primeira quinzena de março.