Notícias



Seu problema é nosso

Idoso de Porto Alegre que teve a banca interditada sem justificativa recebe autorização para reabrir

Manoel está sem trabalhar desde a véspera do Natal 

19/01/2016 - 08h15min

Atualizada em: 19/01/2016 - 08h16min


Dono de banca de revistas há 26 anos, Manoel Luiz Fernandes, 80, está há 27 dias com seu estabelecimento fechado por conta de uma interdição da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), na véspera do Natal.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

A banca de Manoel foi transferida da Assis Brasil, 1.889, para a Rua Bezerra de Menezes, 13, Bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre, por determinação da Smic, em maio de 2015, quando se iniciaram as obras do consulado dos Estados Unidos.

– O problema é que a Smic não justificou oficialmente essa interdição. Ficamos sem entender como isso pode acontecer porque foram eles mesmos que deram autorização e uma banca nova para ele se estabelecer na Bezerra de Menezes – diz o genro de Manoel, Jorge Roni Mendonça, 60 anos.

Como forma de protesto e pela necessidade de trabalhar, Manoel tem ficado diariamente em frente à banca, sentado em uma cadeira, vendendo apenas jornais.

Dificuldade

As vendas na banca são a principal fonte de renda de Manoel e sua esposa. Ele recebe um salário mínimo como aposentadoria, o que não mantém todas as despesas da casa.

– Ele está se sentindo muito humilhado. Meu sogro tem toda a documentação, é honesto, sempre fez tudo certo e não merece passar por isso. Ele é idoso e não se importa em trocar de lugar, caso a vizinhança não esteja feliz com a presença da banca ali, mas só quer um lugar para poder trabalhar e uma posição oficial da secretaria. As contas estão chegando e ele não tem como pagar as despesas – diz Jorge.

Smic não explicou o motivo da proibição de funcionamento

Questionada pelo Diário Gaúcho sobre o motivo da interdição, a Smic não apresentou justificativa. A secretaria, por meio da assessoria de imprensa, informou que a permanência da banca de Manoel na Rua Bezerra de Menezes foi concedida de forma temporária, já que ele tem alvará de funcionamento há mais de 25 anos.

Informou também que na última sexta-feira, dia 15, foi emitida nova autorização de funcionamento, desta vez embaixo do Viaduto Obirici, local escolhido por Manoel para instalar a banca. Com a licença em mãos, Manoel já pode reabrir. Entretanto, segundo o genro Jorge Mendonça, ele aguarda a mudança, que será custeada por uma empresa que faz anúncio na parede da banca.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias