Recorde
Morador do Acre, homem de 131 anos, pode ser o mais velho do mundo
O gerente do INSS de Rio Branco, Kennedy Afonso, divulgou no Facebook as imagens do homem encontrado em uma visita para renovação do benefício de aposentadoria
O ex-seringueiro, João Coelho de Souza, morador da cidade de Estirão do Alcântara, no interior do Acre, causou espanto para os servidores públicos do INSS da região ao apresentar a certidão de nascimento que comprova os seus 131 anos de vida. O homem, que pode ser o mais velho do mundo, foi descoberto quando um servidor da região, foi até a casa do idoso para renovação do benefício da aposentadoria.
O caso repercutiu de tamanha forma dentro da agência do INSS, que o próprio gerente, Kennedy Afonso resolveu ir até a casa de João Coelho para conhecer a história do idoso. Em uma postagem em sua página pessoal do Facebook, ele as imagens da visita e sua surpresa com a situação.
Publicado por Kennedy Afonso em Segunda, 11 de janeiro de 2016
Estou substituindo o colega Sanderson na APS Sena Madureira. Semana passada, fiz um atendimento corriqueiro em uma APS,...
“No primeiro momento não acreditei, mas depois, meu colega mostrou fotos de quando a ação foi realizada para o seu reconhecimento, feito juntamente com o Poder Judiciário”, escreveu Kennedy na rede social.
Além da inacreditável data de nascimento registrada em 10 de março de 188, Kennedy descobriu que o idoso é pai de três filhos e têm uma esposa 69 anos mais nova do que ele, com quem vive há mais de 40 anos.
No relato, o servidor pediu que órgãos se mobilizem e confirmem a veracidade das informações. “Faço um apelo ao governo do Estado e/ou ao prefeito de Sena Madureira, que determinem aos órgãos competentes para que façam um levantamento e, confirmando-se a veracidade dos fatos, que reivindiquem a inscrição no Livro dos Recordes, com certeza é o homem mais velho na face da terra. E mora na nossa terrinha”, escreveu.
Filha nasceu quando João tinha 101 anos
Ao G1, a filha do aposentado, Cirlene Souza, de 30 anos, não só confirmou que o pai ainda está vivo, como também lembrou que quando ela nasceu ele já tinha 101 anos.
– Tem dias que ele está lúcido, mas outros não reconhece nem mesmo os filhos. Ele era muito pequeno quando veio para o Acre, veio trabalhar na extração de borracha em uma colocação acima de Sena Madureira. Ele está com a minha mãe há mais de 40 anos e hoje depende da gente para tudo – conta a filha.
De acordo com ela, o idoso teve um AVC e há seis anos já não se locomove mais sem a ajuda de outras pessoas. A filha também conta que Souza já não escuta mais.
– Tem muitos cuidados especiais, ele só se movimenta se a gente fizer isso por ele. Todo o tratamento que ele precisa é a gente que tem que fazer – relata.
Questionada se muita gente duvida da idade do aposentado, ela diz que a desconfiança, por vezes, chega até a ser ofensiva, mas que os documentos estão todos registrados em cartório.
– A gente ouve de tudo. Tem gente que critica, que diz que a gente está mentindo, outros admiram o fato dele viver tanto. Às vezes ofende porque está tudo registrado, os documentos dele já passaram por perícia para saber se eram falsificados e nada de anormal foi encontrado – destaca.
Homem mais velho do mundo segundo o Guinness World Records
Yasutaro Koide, de 112 anos, foi reconhecido no dia 21 de agosto de 2015 como o homem mais velho do mundo, segundo o Guinness World Records. Morador da cidade japonesa de Nagoya, Koide nasceu em 13 de março de 1902 e trabalhou como alfaiate. Ele se tornou o homem mais velho do mundo com a morte de Sakari Momoi, de Tóquio, aos 112, em julho.
* Diário Gaúcho