Seu problema é nosso
Acúmulo de lixo em Alvorada preocupa moradores
Prefeitura vistoriou o local e prometeu providência para o recolhimento dos entulhos
Há mais de seis anos, um terreno baldio ao lado do número 285 na Rua Amapá, no Bairro Bela Vista, em Alvorada, se transformou em um lixão a céu aberto. Além do mau cheiro, a proliferação de mosquitos, especialmente o da dengue, é a principal preocupação da secretária Mara Ribeiro da Silva, 33 anos, moradora da região.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
– Eu estou grávida e com muito medo de contrair alguma doença. É muita sujeira, está horrível, um mar de lixo – queixa-se ela.
Acumuladora
Segundo a moradora, o acúmulo de lixo seria obra de uma mulher que vive nas ruas do bairro. Ela conta que a acumuladora ficava dentro do terreno, junto com a sujeira, vários cachorros e gatos. Depois de diversas reclamações para a prefeitura, ela foi retirada do local e o espaço foi cercado. O problema, segundo Mara, é que infelizmente, isto não resolveu a situação.
– Eles limparam e ela saiu de dentro do terreno, mas não adiantou nada porque ela começou a juntar tudo novamente na frente da área, e agora está um caos – conta a secretária.
Compulsão
Para Mara, a prática desagradável da mulher é algum tipo de compulsão por acúmulo de coisas, pois a vizinhança tentou conversar com ela, e a resposta é de que tudo aquilo serve para reciclagem.
– Ela argumenta que recicla os materiais descartados, mas isso não é verdade, pois está tudo atirado, só aumentando a montanha de sujeira. Tentamos falar com ela várias vezes, mas ela não aceita e fala que não vai sair dali – diz Mara.
Ratos
Quando acorda e abre o portão, Mara precisa fugir dos ratos que saem do lixão. Além disso, reclama que há todo tipo de lixo: domiciliar, móveis usados, entulho de obra, roupas, animais mortos, restos de comida, e até lixo hospitalar.
– Cansei de pedir ajuda para a prefeitura, eles só prometem e nunca solucionam o caso. O caminhão de coleta só recolhe o que está na frente das casas e nada do acúmulo no terreno que, inclusive, já invadiu a via, está intransitável – descreve Mara.
Prefeitura deu prazo e promete providência para recolher entulhos
Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alvorada estiveram no terreno dia 5, conversaram com vizinhos e deixaram uma notificação para a moradora, que não se encontrava no local. Ela tem até amanhã para remover os entulhos.
Por se tratar de reincidência e da situação de vulnerabilidade social desta pessoa que reside e acumula os descartes que recolhe pela cidade, a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social irá acompanhar o caso.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos será acionada para a retirada dos entulhos.
Leia mais notícias do dia