Seu problema é nosso
Buracos na Faixa de Taquara representam perigo para motoristas e pedestres
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) não respondeu a reclamação dos usuários da via
A partir da Parada 68 da ERS-020, em Gravataí, mais conhecida como Faixa de Taquara, os buracos são intermináveis. Pequenos, médios, grandes, rasos e fundos, as aberturas no asfalto prejudicam o trânsito e, também, quem mora na região.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Fluxo intenso
O encarregado de coleta e entrega, Sergio Luís Leal Sufin, 22 anos, morador do local, conta que o fluxo de veículos que passa pela estrada é intenso e que acidentes acontecem quase que diariamente.
– A estrada é totalmente desnivelada, pneus estouram todos os dias, carros estragam pelo menos duas vezes por semana. Já vi um caminhão quase virar quando os pneus caíram dentro de uma cratera dessas – diz ele.
Mais problemas
Além disso, é na 68 que fica o viaduto que liga a ERS-020 com a ERS-118, outra rodovia de bastante movimento. Esta ainda não está completamente asfaltada, o que causa mais problemas para os motoristas.
Quando chove, a situação piora ainda mais. De acordo com Sergio, os buracos aumentam e os já existentes enchem de água.
– Se ameaçar tempo ruim, pode esperar que vai se transformar em um caos. Fica tudo congestionado e os veículos precisam desviar dos baciões, além do tráfego que fica lento por causa das más condições da via – diz.
Remendo
A vizinhança e os próprios usuários das rodovias fizeram diversas reclamações para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que é responsável pela manutenção de vias estaduais, mas só foram feitos remendos.
– Às vezes, aparece alguma equipe aqui e coloca terra em cima dos buracos, mas com o peso dos caminhões, vento e chuva, rapidamente volta tudo a ser como antes. Não sabemos mais a quem recorrer – desabafa Sergio.
Reclamação não teve resposta
A reportagem do Diário Gaúcho tentou contato com a assessoria de comunicação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) desde o último dia 5. No entanto, após contatos por e-mail e diversas tentativas pelo telefone, a demanda não foi respondida pela assessoria de imprensa do órgão.
O Diário Gaúcho continuará acompanhando a situação reclamada pelos usuários da ERS-020, a conhecida Faixa de Taquara. Assim que for respondida, será publicada no jornal.
Leia mais notícias do dia