Carnaval consciente
Campanha de Carnaval contra violência às mulheres ganha apoio de celebridades
O disque-denúncia 180 funciona 24 horas, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Com apoio da ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidades para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, as agências The Aubergine Panda e Lynx lançaram a campanha "Meu Número é 180", em referência a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Saiba como não passar do ponto na hora da pegação no Carnaval
Usando como ponto de partida os cem anos do samba e o fato de o Carnaval ser um período de diversão, mas onde, infelizmente, também acontecem agressões físicas e verbais contra o sexo feminino, a campanha se baseou no primeiro samba gravado no Brasil, "Pelo Telefone", de Donga e criou uma paródia: "o chefe da folia pelo telefone manda me avisar que com violência não dá para brincar", que foi acrescentada a assinatura "Se a abordagem é agressiva, Meu Número é 180".
Celebridades como as atrizes Sabrina Sato, Paloma Bernardi, Kéfera Buchmann e a cantora Roberta Miranda, entre outras, já aderiram a iniciativa em suas redes sociais. Todas as pessoas podem participar. Basta entrar no site www.meunumeroe180.com.br, baixar os posts disponíveis e compartilhar usando a hashtag #MeuNúmeroé180.
O principal objetivo da campanha, de acordo com a ONU Mulheres é conscientizar a população sobre a importância de curtir o Carnaval com respeito à igualdade de gênero.
É Carnaval em Porto Alegre: confira o especial do Diário Gaúcho para a folia!
O Ligue 180 funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados e pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil, além de outros 16 países. Desde 2014, o telefone atua como disque-denúncia e integra os serviços da Rede Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de forma anônima.