Seu problema é nosso
Canos estouraram novamente em rede de esgoto mal consertada em Porto Alegre
A demora em repavimentar a calçada fez com que problema voltasse a estaca zero
Após seis meses de espera, um problema de esgoto que parecia estar resolvido pelo Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), causou outro ainda pior. Em dezembro do ano passado, os servidores estiveram na Rua Engenheiro Antônio Carlos Tibiriçá, próximo ao número 105, no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre, para realizar um serviço de desobstrução de rede.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Para desentupir os canos e substituí-los, o Dep precisou quebrar a calçada. Terminada a obra, foram embora sem fechar os buracos ou reconstruir o calçamento.
Dificuldade
O radialista Aureo Dutra Rodrigues, 67 anos, diz que a calçada está cheia de terra, o que impede a passagem dos pedestres.
– Eles demoraram um tempão para tomar uma providência e quando o fizeram, deixaram a rua pior do que estava. O Dep só jogou areia em cima dos buracos, colocou cavaletes para sinalizar a situação e deixou assim mesmo. Quando chove, o que era para ser uma calçada se transforma num lamaçal. As pessoas precisam caminhar pelo meio da rua correndo o risco de serem atropeladas – diz.
Em junho de 2015, parte da canalização de esgoto entupiu e começou a jorrar água suja e dejetos. A comunidade se uniu para cobrar solução da prefeitura. Foram mais de 20 pedidos através do 156, o Fala Porto Alegre.
Poste torto
A falta de repavimentação da calçada também atingiu a energia elétrica. O poste em frente ao número 105 inclinou e ameaçou cair por completo por conta de um afundamento na terra. Aureo explica que a terra que foi colocada em cima dos canos para “fechar” as crateras desestabilizou a estrutura do poste, que ficou suspenso.
– A Ceee arrumou o poste, com um reforço para não acontecer novamente, mas se o Dep não der um jeito na calçada não vai adiantar. Não posso usar meu portão, não posso caminhar na calçada, tenho que pisar na lama e, ainda por cima, corro o risco de um poste de concreto cair em cima da minha casa – reclama Aureo.
Dep vai reparar e repavimentar
O Dep informou que já havia feito o reparo na rede pluvial na calçada da Rua Engenheiro Antônio Carlos Tibiriçá no mês de dezembro e estava pendente apenas a repavimentação do trecho em questão. Na manhã de ontem, a equipe da Seção Leste de Conservação do departamento vistoriou o local e constatou que em função das fortes chuvas houve um novo rompimento de algumas juntas de tubulação.
O Dep informou que vai refazer o serviço nos próximos dias, quando o tempo estiver seco. Depois do novo conserto será providenciada a repavimentação da calçada. Reclamações para o Dep devem ser encaminhadas pelo telefone 156.
Leia mais notícias do dia