Seu problema é nosso
Comunidade luta por melhorias em rua de Viamão
De acordo com a prefeitura, a Chiquinha Gonzaga deve ser pavimentada este ano
O cenário da Rua Chiquinha Gonzaga, no Bairro São Lucas, em Viamão, é de deixar qualquer um triste. Falta de pavimentação, há buracos, acúmulo de lixo, água parada e grama alta compõem a paisagem no local.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Para a dona de casa Marilaine Santos de Souza, 40 anos, a comunidade da Chiquinha Gonzaga foi esquecida pela prefeitura.
– Já participamos de reuniões com o município e nos dizem que tem um projeto para pavimentar a nossa rua, mas nunca vimos nada sair do papel, é um descaso – comenta.
Saneamento básico
Além disso, o local não conta com saneamento básico e, diariamente, tem esgoto vazando a céu aberto. A queixa principal é o mau cheiro. Já o acúmulo de água parada é um convite aos mosquitos, inclusive o da dengue, o que preocupa ainda mais a população.
Marilaine conta que o pai dela comprou canos e pagou uma máquina da prefeitura para fazer instalação de canalização em frente a sua residência, pois não aguentava mais conviver com o esgoto na porta de casa.
– O cheiro é insuportável e quando chove piora, pois criam valetas que enchem de água e se misturam ao esgoto. É nojento e humilhante – desabafa Marilaine.
Trânsito
Por conta dos buracos e da lama que se formam, principalmente, depois que chove, mas também por causa do esgoto vazando, o trânsito da Chiquinha Gonzaga fica comprometido.
Segundo a moradora, é comum os vizinhos estarem esperando o ônibus, e o coletivo não passar, pois não consegue acessar ou trafegar pela via.
A placa improvisada pelos moradores da região, avisa: “Cuidado, buraco”. Mas nem sempre o alerta funciona. De acordo com Marilaine, constantemente há carros atolados no local. Além disso, em dia de temporal, não é fácil sair de casa porque não passam ônibus e colocar o pé na rua é risco de embarrar-se todo.
– Esse conjunto de problemas prejudicam toda vizinhança, desde as crianças que são obrigadas a faltar aula, até os idosos que utilizam o transporte público para ir ao médico, por exemplo – diz Marilaine.
Lixo
Não bastasse os problemas de infraestrutura da Rua Chiquinha Gonzaga, o acúmulo de lixo é outra dor de cabeça dos moradores. Os dejetos vem sendo despejados no meio da rua e em terrenos baldios. Conforme a dona de casa, o caminhão da coleta, que passa três vezes por semana, só recolhe o que estiver em sacos na frente das casas. O restante fica no local.
Asfalto
Há 30 anos, os pais de Marilaine, moradores da região, lutaram para conseguir energia elétrica e água para a Rua Chiquinha Gonzaga. Depois de diversos pedidos, conseguiram alcançar. Hoje, Marilaine garante que a batalha é por asfalto.
– Várias ruas no entorno são pavimentadas. Por que a nossa não? Pagamos impostos e queremos ver o retorno positivo aplicado na via. Estamos brigando por isso – diz a dona de casa.
Melhorias estão próximas
A prefeitura de Viamão informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que a Rua Chiquinha Gonzaga, no trecho no qual há linha de ônibus, está com previsão de asfaltamento para este ano. Juntamente com a pavimentação, obras de esgoto pluvial serão realizadas.
A assessoria informa ainda que o novo contrato com a Corsan, assinado em dezembro de 2015, também prevê a coleta e
tratamento de esgoto nos próximos anos. Quanto ao acúmulo de lixo, mato e água parada, a prefeitura solicitou ao Gabinete de Combate ao Mosquito, instalado desde 9 de janeiro no município, que intensifique as ações na região.
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook