Notícias



Seu Problema é Nosso

Esgoto aberto alaga ruas do Bairro Aparecida em Alvorada

Moradores convivem com o mau cheiro e o vazamento há quase um ano

02/02/2016 - 16h51min

Atualizada em: 02/02/2016 - 16h52min


Quem passa pela esquina da Travessa Comendador Coruja com a Guarujá, no Bairro Aparecida, em Alvorada, precisa olhar para baixo para não cair em um buraco de esgoto aberto há quase um ano. O almoxarife e morador do local Alexandre Soares Ferreira, 42 anos, conta que o problema começou com um entupimento, que nunca foi resolvido.

– Entupiu a boca de lobo e começou a vazar água podre. Pouco tempo depois, uma empresa terceirizada da prefeitura estava colocando calçamento na Travessa Guarujá e quebrou a minha calçada, o que agravou a situação, pois ficou uma cratera. Até hoje, ninguém veio consertar nada – reclama Alexandre.

O esgoto a céu aberto é, também, causador do mau cheiro na via, incomodando todos os moradores. Segundo Alexandre, quando está muito calor, o fedor é insuportável e, quando chove, a sujeira vem toda para fora, alagando a rua.

Comunidade aguarda consertos em rede de esgoto há quase um ano

Reparos

Para tentar amenizar os problemas e evitar acidentes, Alexandre fez uma tampa improvisada para o buraco. Além disso, fez valetas duas vezes para escoar a água, mas não adiantou. Infelizmente, os reparos são provisórios e não dão um fim definitivo à dor de cabeça da comunidade.

– Eu tenho um filho pequeno, imagina se ele cai lá dentro, é muito perigoso e as autoridades parecem simplesmente ignorar – diz ele.

Pedido

Alexandre entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), de Alvorada, que indicou que ele falasse com a capatazia do Bairro Samaritana, responsável também pelo Aparecida.

– Logo do início, há quase um ano, eu fui pedir que eles viessem desentupir o esgoto e fui informado de que o caminhão estava estragado. Continuei pedindo e ninguém foi lá. Procurei diretamente a Smov (protocolo 015) e, para minha surpresa, o equipamento, aparentemente, continua estragado. Como pode ter apenas um caminhão para atender a uma cidade inteira? – questiona o almoxarife.

Secretaria de Obras vai fazer vistoria na via

A prefeitura de Alvorada promete resolver a situação em breve e informou, na semana passada, que a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) tem pronto o projeto para consertar o trecho com problema na calçada da Travessa Comendador Coruja. Além disso, a secretaria informou que pretende fazer uma vistoria completa em toda a via para verificar a situação da rede de esgoto. A execução destas ações, conforme o cronograma de obras da Smov, está programada para ocorrer na próxima semana

Leia mais notícias de Seu Problema é Nosso
Curta a nossa Página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias