Seu problema é nosso
Rua esburacada e com problemas de esgoto, que faz limite entre Alvorada e Viamão, preocupa moradores
Projeto para pavimentação do Beco do Bibi continua apenas na promessa
Falta de pavimentação e sérios problemas de saneamento básico. Essa é a realidade com a qual os moradores do Beco do Bibi, que corta as cidades de Alvorada e Viamão, estão convivendo atualmente.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Cansado das promessas de melhorias no local por parte do poder público, o atendente de alarme Rafael Pereira da Silva, 38 anos, conta já ter parado de contar os prejuízos materiais que a falta de infraestrutura adequada vem lhe causando. Agora, ele percebe que o dano é emocional.
– Nos sentimos abandonados, esquecidos. É uma vergonha – desabafa Rafael.
Ele mora no Beco do Bibi, em Alvorada, há dois anos. Segundo ele, a falta de asfalto contribui para a abertura de crateras, verdadeiras trincheiras, que enchem de água toda vez que chove. Além disso, não há saneamento básico adequado na região, o que piora o quadro.
Canos
Conforme o morador, durante a realização de uma obra pela administração municipal há alguns meses, os canos da rua foram quebrados, o que agravou a situação. O esgoto corre a céu aberto e está inundando pátios e residências, inclusive a de Rafael.
– Nos dois últimos temporais, a água podre veio toda para dentro de casa, perdi roupas, objetos de decoração.
Não sei mais o que fazer – diz ele.
A falta de conservação do Beco do Bibi gera, também, problemas no trânsito. Rafael conta que o caminhão do lixo, que passa regularmente, leva aproximadamente uma hora para percorrer toda extensão da rua, perdendo tempo por causa da buraqueira.
– Os serviços de coleta e entrega estão ameaçados, pois não há como passar. Um carro circula a uma velocidade máxima de 10km/h, e atrasa tudo – pondera.
Rafael afirma que, até o momento, não há problema com acúmulo de lixo.
– Mas se não consertarem a rua, vamos ter, pois o caminhão vai desistir de vir aqui.
Patrolamento foi realizado
A prefeitura de Viamão explica que o Beco do Bibi é uma estrada que divide os municípios de Viamão e Alvorada. Por isso, a manutenção é de responsabilidade das duas prefeituras. Conforme o secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdir Jorge Elias, o patrolamento foi feito no dia 22.
Já a prefeitura de Alvorada informou que o Beco do Bibi é uma das vias que será duplicada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). O projeto está na Metroplan, para ajustes técnicos.
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook