ÁGUA NA BOCA
Aproveite as feiras do peixe para preparar o cardápio da Sexta-Feira Santa
A Sexta-feira Santa é uma data tradicional, um dos momento em que as famílias se reúnem para um bom almoço independentemente da religião e crença. Aproveitando as Feiras do Peixe, que funcionam até sexta-feira em Porto Alegre, o chef Mamadou Senè, professor da Faculdade Senac Porto Alegre, preparou uma receita especial para os leitores do Diário Gaúcho. Todos os ingredientes podem ser encontrados no Mercado Público, em Porto Alegre.
A receita é para quatro pessoas.
Filé de tainha ao molho de camarão
Ingredientes
4 filés de tainha com a pele e sem escamas (180g cada)
160g de pimentão vermelho cortado em cubos médios
120g de pimentão amarelo cortado em cubos médios
120g de pimentão verde cortado em cubos médios
360g de camarão médio
250ml de leite de coco
80ml de óleo de dendê
40ml de azeite de oliva
Meio maço de coentro fresco picado
50g de cebola picada 2 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino branca
Ingredientes do pirão
100g de farinha de mandioca
400ml de caldo de peixe ou de legumes
50g de cebola picada
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino branca
50ml de azeite de oliva
2 colheres de sopa de salsa picada
Preparação do peixe
Tempere os filés com sal e pimenta do reino, esquente o azeite de oliva na frigideira, grelhe os filés e reserve na mesma frigideira. Esquente metade do óleo de dendê, frite a cebola e o alho sem deixar dourar e junte metade dos pimentões. Refogue por três minutos. Adicione o leite de coco, cozinhe por cinco minutos, condimente com sal e pimenta. Refogue os camarões em uma outra frigideira. Incorpore ao molho adicionando o suco de limão, o restante dos pimentões e o coentro fresco. Cozinhe por mais três minutos. Sirva acompanhado de pirão.
Preparação do pirão
Esquente o azeite na panela, frite a cebola e o alho, junte o caldo e ferva. Tempere com sal e pimenta do reino branca. Baixe o fogo, incorpore a farinha de mandioca aos poucos, mexendo até dar liga. Adicione a salsa picada.
Feiras em Porto Alegre
Largo Glênio Peres: até sexta. São instaladas 59 bancas com pescado, uma com peixes vivos e cinco com produtos de alimentação, como o peixe assado na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe.
Restinga: até sexta, na Esplanada. Quatro bancas de pescado, uma com peixes vivos, três de alimentação, uma com vinhos, uma com caldo de cana, além de 18 de artesanato, uma com temperos e uma de hortigranjeiros.
Belém Novo: até sexta, na praça Inácio Antônio Silva, em frente à igreja Nossa Senhora de Belém, com uma banca de pescado e dez de artesanato.
Outras receitas do Diário Gaúcho