Notícias



Lado bom da força

Com bom humor e preocupação social, professor se veste de Darth Vader para ensinar astronomia 

Vilão de Star Wars vira mocinho e defende o planeta Terra nas palestras do físico Cesar Schmitt

30/03/2016 - 12h58min

Atualizada em: 30/03/2016 - 21h17min


Um dos maiores vilões do cinema vira mocinho quando o físico Cesar Schmitt, 50 anos, veste a famosa roupa preta. A transformação no caráter do malvado Darth Vader é triplamente benéfica: serve para ensinar astronomia a estudantes, incentivá-los a cuidar do planeta Terra e ainda arrecadar alimentos e fraldas geriátricas a instituições de caridade.

Natural de Sapiranga, Schmitt é mestre em Física pela UFRGS e professor da Feevale, em Novo Hamburgo. Desde outubro de 2015 visita as escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre apresentando o projeto Astronomia para Crianças. A ação do professor é totalmente voluntária.

Na pele de Schmitt, Darth Vader quer o melhor para o planeta Terra

Apaixonado pelo estudo dos corpos celestes e também por Star Wars, Schmitt escolheu Darth Vader por ele ser "o único vilão que todo mundo gosta". Para que o personagem fosse convincente, o professor pediu a um amigo que comprasse uma fantasia especial nos Estados Unidos, investimento que lhe custou R$1.6 mil. Porém, só veste a roupa preta quando os jovens já ouviram explicações suficientes sobre a galáxia.

Antes de se fantasiar, Schmitt exibe episódios do filme e alerta à plateia:

– Tenho um amigo que virá do espaço.

Transformado, Darth Vader confessa que abandonou o lado negro da força e que os seres humanos precisam cuidar do planeta Terra. A reação dos alunos, garante Schmitt, é fantástica. Teve criança que até quis levá-lo para casa.

Confira o vídeo:

Leia mais
Professora transforma escola de Itapuã com projeto de educação ambiental
Novo Star Wars arrecada um bilhão em tempo recorde

Alegria em sala de aula

O bom humor para ensinar os jovens é influência de um antigo professor de Schmitt quando ele cursava Física na Unisinos, em São Leopoldo. Pela paixão em sala de aula, Renato Eugênio Becker era, na visão do aluno, um verdadeiro "professor pardal". A relação dos dois ficou mais estreita quando Schmitt, já formado, lecionava numa escola de Campo Bom e convidou Becker para palestrar.

– Ele conseguia envolver a gurizada, tinha um jeito especial– recorda Schmitt.

A descontração em sala de aula foi a herança deixada a Schmitt pelo professor Renato Eugênio Becker

Inspirados, mestre e discípulo montaram um teatro para explicar o sistema solar às crianças da escola, fazendo com que elas se fantasiassem de um planeta. Becker morreu em 2009 e, depois de alguns anos lecionando física na Feevale, Schmitt finalmente decidiu retomar o projeto. É conquistando a simpatia dos pequenos, acredita o professor, que uma ciência complexa como a astronomia pode ficar interessante.

– A gente tem que se aproximar das crianças e divulgar a ciência se quisermos um país desenvolvido – incentiva.

Palestras gratuitas, com contrapartida

Qualquer escola pode convidar Schmitt para apresentar o projeto Astronomia para Crianças. Há modalidades diferentes conforme o conhecimento dos alunos. Como contrapartida, o professor pede que cada estudante doe 1 kg de alimento não perecível e que escola dê fraldas geriátricas. Os produtos são entregues por Schmitt a instituições de caridade como Banco de Alimentos de Novo Hamburgo. O professor pode ser contatado pela página no Facebook.

Leia as últimas notícias
Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias