Seu problema é nosso
Comunidade de Porto Alegre pede instalação de lixeiras em praça
Smam não garantiu uma data para instalação dos equipamentos, pois não há lixeiras disponíveis no momento
Em dezembro do ano passado, a Praça Dois da Super Quadra Dois, localizada em frente à Rua Alameda G, na Primeira Unidade da Restinga, Zona Sul de Porto Alegre, estava coberta de lixo e com os brinquedos infantis quebrados. Após diversas reclamações da comunidade e da publicação do problema dia 4 de dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) se comprometeu em cumprir o calendário de limpeza da área, previsto para cada 45 dias, além do recolhimento semanal de lixo.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Educação
Depois da reportagem, os brinquedos da praça receberam manutenção e, segundo o vendedor Paulo Roberto Santos dos Santos, 36 anos, morador do local, a o espaço está em boas condições para os moradores.
Entretanto, falta um item importante. A área de lazer não tem cestos de lixo para descarte de sujeira. Para evitar que a praça fique cheia de entulhos novamente, Paulo resolveu improvisar lixeiras feitas com baldes para que os visitantes coloquem lixo no local certo.
– Como eu já havia dito antes, não me importo em ajudar na conservação da pracinha, mas é preciso ter condições adequadas para mantê-las – diz o vendedor.
Desde o dia 28 de dezembro, Paulo vem solicitando a colocação de cestos na Praça da Alameda. O prazo dado pela prefeitura por meio do 156, o Fala Porto Alegre (protocolo 4422831558) para instalação dos objetos venceu no dia 27 de janeiro e, mesmo assim, nada foi feito até o momento.
– Eu coloquei uns baldes para serem usado como latas de lixo, mas isso não é o ideal e não resolve nosso problema. Estou cansado de tanto pedir e sempre que preciso o município não cumpre as datas – reclama Paulo.
Parte do problema, segundo o morador, é a falta de conscientização da própria vizinhança que, muitas vezes, descarta o lixo em local irregular e não cuida para manter a praça sempre em ordem.
Investimento
Contudo, ele não isenta a prefeitura de sua responsabilidade na instalação do mobiliário público.
– Pagamos nossos impostos e queremos ver o dinheiro aplicado na comunidade – diz.
Os moradores também esperam a ajuda da Assessoria Comunitária da Smam para criarem um jardim.
Smam não garante data para colocar
Na semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente informou que o protocolo desta solicitação está registrado e segue em trâmite na prefeitura. No entanto, a Smam não informou quando vai instalar o equipamento na Praça Dois. Conforme a secretaria, a demanda será atendida neste semestre, assim que estiverem disponíveis novas lixeiras.
Reclamação
Reclamações e solicitações para a prefeitura devem ser encaminhadas pelo telefone 156, o Fala Porto Alegre. É importante guardar o número do protocolo.
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook