Seu problema é nosso
Cratera consome parte de rua e entorta poste de luz em Porto Alegre
Além do buraco, acúmulo de lixo e focos de água parada são problemas enfrentados pela comunidade da Lomba do Pinheiro
Em dezembro do ano passado, uma chuva foi suficiente para abrir um enorme buraco na esquina das ruas Padre Roque Gonzalez e Continental, em frente ao número 11, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A cratera se formou próxima a uma boca de lobo, o que expôs a canalização e piorou ainda mais a situação.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Além disso, por conta do deslizamento de terra, o poste que fica no mesmo local está ameaçando cair, pois sua estrutura ficou suspensa. A pensionista e voluntária da Rádio Comunitária da região, Rosa Maria Nunes da Silva, 67 anos, diz que ela e alguns vizinhos entraram em contato com a prefeitura e com a Companhia Estadual de Energia
Elétrica (Ceee) diversas vezes, mas que até o momento, o problema não foi resolvido.
– A Ceee disse que só pode arrumar o poste quando fecharem o buraco, a prefeitura mandou uma equipe vistoriar, mas só olharam e foram embora sem fazer nada – diz Rosa.
Só aumenta
A comunidade teme que uma próxima chuva forte possa abrir mais o buraco. Sem contar o risco de acidentes, pois é perigoso tanto para pedestres quanto para motoristas.
– A cratera está avançando para o meio da rua, se um carro passar sem ver pode cair a roda, as crianças brincando
podem derrapar e acabar se machucando, todos nós estamos muito preocupados com isso – reclama Rosa.
Outros problemas
Não bastasse, a via não tem asfalto e é desnivelada, o que prejudica o trânsito. Quando é quente, a rua fica cheia de poeira, quando chove, uma lama. Além disso, há um valo na esquina que está cheio de lixo e grama alta em volta.
– O cheiro é horrível e somos obrigados a conviver com esse descaso, pois o município parece que esqueceu de nós – desabafa a idosa.
Diversos protocolos foram abertos por Rosa pedindo melhorias na Rua Padre Roque Gonzalez e Continental, mas depois de tanto tempo de espera, ela se sente sem esperança.
– É um jogo de empurra de um órgão para o outro e os problemas só estão aumentando – diz ela.
Dep constata rompimento em cano
A Seção Leste de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) esteve no local ontem à tarde e constatou que há o rompimento de um muro do Dep com tubos de 0,40m de diâmetro. Esse serviço foi incluído na programação e deverá ser executado nos próximos dias.
Sobre a sujeira reclamada pela comunidade, o DMLU informou que faz a remoção do lixo nesse local de duas a três vezes por semana, e que o serviço foi feito novamente ontem à tarde.
Já a coleta domiciliar nesta rua é feita três vezes por semana, e a coleta seletiva, duas vezes.
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook