Seu problema é nosso
Esgoto vazando em Porto Alegre desde dezembro do ano passado impede comunidade de sair de casa
Dep começou as obras de desobstrução na tarde desta terça-feira
Na esquina das ruas Jorge Fischer Nunes e Acácia, na Parada 13 da Lomba do Pinheiro, Zona Leste de Porto Alegre, um esgoto vaza desde o início de dezembro do ano passado, depois que o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) fez uma obra de canalização. A via nunca mais foi a mesma, de acordo com a moradora da região, a recepcionista Nadja Karaok Rosa, 34 anos.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
– A rua fica tomada pela água podre e o cheiro é insuportável, já pedi providências para a prefeitura diversas vezes, mas eles não fizeram nada para resolver os nossos problemas – reclama Nadja.
Buracos
Além do esgoto, a Rua Jorge Fischer Nunes não é asfaltada, o que ocasiona buracos de todos os tamanhos, constantemente. Segundo Nadja, a via é a principal da Parada 13, que dá acesso para as crianças irem à escola. Entretanto, ultimamente, tem sido difícil sair de casa.
– As crianças são obrigadas a faltar aula às vezes, porque a rua está cheia de buracos e água dentro, um lamaçal por causa da terra misturada com esgoto, não tem como passar, é uma situação muito constrangedora – diz a recepcionista.
Chuva
Quando chove, os problemas agravam. A rua se transforma em um rio de lama.
– Existem dias que penso que só vamos conseguir sair daqui de barco. Não podemos usar chinelo, nem caminhar, porque os pés afundam no barro – relata Nadja.
A água parada dentro das crateras, o mau cheiro e o calor são convites aos mosquitos, ratos e baratas. A proliferação destes animais são, também, um risco à saúde dos moradores da Lomba do Pinheiro. A principal preocupação da comunidade, conforme Nadja, é o Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, zica e febre Chikungunya.
– Tememos por nossas vidas e, principalmente, pelas crianças. É um descaso, estamos abandonados – diz.
Dep começou a arrumar os canos ontem
Ao ser questionado sobre a previsão de conserto do problema do esgoto ao longo da Rua Jorge Fischer Nunes na última segunda-feira, o Dep informou que no mesmo dia vistoriou o local.
Conforme a Seção Leste de Conservação, foi constatado que a canalização da rede estava rompida e obstruída. O serviço de reconstrução e desobstrução da rede pluvial começou a ser feito ontem.
Protocolo
Para fazer reclamações ou solicitações ao Dep, ligue para o 156, o Fala Porto Alegre. Lembre-se de guardar o número do protocolo. Ele é a comprovação de que o registro foi feito.
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook