Notícias



Seu problema é nosso

Idosa de Gravataí aguarda cirurgia no joelho pelo Sus há 15 anos

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, cadastro desatualizado pode ser o motivo da demora

02/03/2016 - 07h55min

Atualizada em: 02/03/2016 - 07h56min


A autônoma Elia Carolina Nunes Biscaíno, 63 anos, aguarda uma cirurgia pelo Sus para colocação de cimento ósseo no joelho direito há 15 anos em função de uma artrite. Tudo começou em 2000, quando procurou atendimento na extinta Casa Amarela, em Gravataí, onde hoje funciona a Policlínica Municipal. Em 2010, o problema começou a agravar e, desde 2011, ela se locomove em uma cadeira de rodas.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Em 2000, depois de passar por exames, foi encaminhada para a para cirurgia. Dois anos depois, procurou novamente o posto para consultar com um reumatologista. Na mesma época, se desiludiu com a informação de que a cirurgia havia sido cancelada, sem explicação por parte do município.

No posto de saúde, Elia continuou fazendo acompanhamento e, em 2006, foi encaminhada mais uma vez para operar o joelho. Ainda na espera e com o problema agravando cada vez mais, em 2007, uma consulta com reumatologista e ortopedista foi solicitada em caráter de urgência.

Sem esperança

No sistema da Secretaria da Saúde, o único registro é de 2008, de uma nova solicitação de atendimento com especialista. Depois, até 2011, Elia só fez consultas periódicas no posto de saúde. Quando ficou na cadeira de rodas, perdeu totalmente a esperança de passar pela cirurgia que poderia reverter a doença.

Prótese

Hoje, sem poder caminhar em função da artrite, que é o desgaste da cartilagem das articulações e também prejudica os ligamentos, a doença atingiu outras partes do corpo: a perna esquerda, os braços e quadril. Segundo ela, o médico informou que ela poderá andar novamente com a colocação de uma prótese na perna.

Cadastro pode ser o motivo da demora

A Secretaria da Saúde informou que o primeiro registro de consulta de Elia está datado em 2 de junho de 2008. Em 2010, foi tentado contato com ela para agendar com especialista em ortopedia, mas sem sucesso.

A Central de Marcação de Consultas tentou diversas vezes falar com Elia pelos números do cadastro, mas não conseguiu.

A secretaria orienta a paciente a procurar a unidade de saúde de referência ou a sede da secretaria para atualizar o cadastro e marcar a consulta com o especialista, que deve ser feita assim que Elia informar os novos telefones.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias