Mais tempo
Prazo para recadastramento biométrico é ampliado em 30 cidades do RS
Alvorada, Caxias do Sul, Pelotas e Viamão podem realizar o agendamento via internet
O prazo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado realizar o agendamento para o recadastramento biométrico foi estendido para o dia 31 de março em 30 municípios gaúchos. No entanto, os eleitores continuam tendo até o 16 para se apresentar em um cartório eleitoral ou agendar a solicitação online - no caso das cidades de Alvorada, Caxias do Sul, Pelotas e Viamão. A informação foi divulgada em entrevista na Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira.
Nos outros municípios que não disponibilizam o serviço online, os próprios cartórios eleitorais serão responsáveis pela demanda. Mas os eleitores continuam sendo obrigados a iniciar a solicitação até a próxima quarta-feira, sob pena de ter seu título cancelado.
Em entrevista ao Programa Gaúcha Repórter, o coordenador de produção do TRE, Martinho March, explicou que o motivo para a ampliação do prazo se deve aos baixos índices de recadastramento, principalmente nos municípios de Alvorada e Viamão.
– Apenas 55% do eleitorado de Viamão regularizou o título. É um número muito baixo. Já em Alvorada, esperamos alcançar 66% do eleitoral até quarta-feira – afirmou.
Prazo pode ser estendido até maio
De acordo com Martinho, há a possibilidade de estender o prazo até o dia 4 de maio, caso o número de recadastramento não seja satisfatório nessas cidades. No entanto, é importante lembrar que, nas cidades onde o serviço é obrigatório, a não realização do recadastramento biométrico pode acarretar suspensão do título e o eleitor estará impedido de votar nas eleições deste ano.
Como funciona
No recadastramento biométrico, o cidadão atualiza os dados cadastrais e, em seguida, tem a assinatura, foto e impressões digitais coletadas eletronicamente. No fim do processo recebe o título eleitoral atualizado. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço atual.
A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Porto Alegre passou a atender por agendamento. O recadastramento biométrico não é obrigatório na Capital.
Confira as cidades que tiveram o prazo estendido
Hulha Negra, Humaitá, Lindolfo Collor, Mata, Morro Redondo, Pantano Grande, Pedro Osório, Pelotas, Picada Café, Pinheiro Machado, Quinze de Novembro, Rondinha, Santana da Boa Vista, Tabaí, Três Coroas, Espumoso, Caxias do Sul, Caraá, Barão, Arvorezinha, Arroio do Meio, Amaral Ferrador, Alvorada, Alpestre, Cambará do Sul, Jóia, Nova Hartz, Dom Feliciano, Viamão e Lagoa Bonita.