Notícias



Seu problema é nosso

Solidariedade é a única esperança para menino de Porto Alegre realizar transplante de medula óssea

O pai de Pablo é compatível e pode fazer a doação ao filho, mas eles não tem condições de pagar pela viagem até São Paulo

31/03/2016 - 08h29min

Atualizada em: 31/03/2016 - 08h30min


Após realizar exames de compatibilidade no Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Célulastronco na USP, em São Paulo, a vida do estudante Pablo Vinícius Antunes Genro, 15 anos, pode estar próxima de mudar para melhor. Ele tem distrofia muscular de Duchenne, que o faz perder as funções motoras.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Com necessidade de um transplante de medula óssea, os médicos descobriram que o pai do menino, Mauro César Genro, 38 anos, é compatível e pode fazer a doação para o filho.

Despesas

Entretanto, a família não tem condições financeiras de pagar pela viagem até São Paulo. As viagens anteriores até o centro de tratamento em São Paulo só foram possíveis graças à solidariedade dos leitores do Diário Gaúcho, que acompanha a história do menino há um ano.

A tia de Pablo, Sandra Regina da Silva Matos, que cria o menino junto com o pai, diz que eles estão felizes com a notícia de que há uma chance de Pablo voltar a caminhar, mas apreensivos porque não querem perder a chance de fazer o transplante, agendado para maio.

– É uma esperança, precisamos tentar, mas não temos dinheiro. O Pablo e o Mauro precisam das passagens de avião, hospedagem, táxi e alimentação, são muitas despesas – diz Sandra.

Saúde

Apesar das limitações, Pablo não deixou de frequentar a escola e manter o convívio social. Contudo, sua saúde está cada dia mais debilitada. Sandra conta que os pés do sobrinho estão bastante deformados e os ossos atrofiando.

– Quanto mais ele cresce, mais difícil fica carregá-lo, dar banho. Por isso é tão importante não perdermos essa operação, pois os médicos disseram que ele pode voltar a andar, aos poucos e com a ajuda do andador, mas já é um grande avanço – diz a tia, esperançosa.

PARA AJUDAR

/// Pablo precisa de uma cadeira de rodas nova, adulto, reforçada, pois a dele quebrou. Interessados em fazer doações, entrem em contato com Sandra: 9695-2031 ou Mauro 9322-6041.

/// Contribuições financeiras: Caixa Econômica Federal – Operação 013 – Conta Poupança 014614-0 – Agência 0911 – Em nome de Sandra Regina da Silva Matos.

O QUE É A DOENÇA

/// Ligada ao cromossomo X, a doença é hereditária (quando passa dos pais para o filho). Atinge meninos, fazendo com que as funções motoras se percam aos poucos, atrofiando partes do corpo e deixando a pessoa paralisada. Além de incapacitar fisicamente, este tipo de distrofia pode causar retardo mental e dificuldade de aprendizado.

Leia mais notícias do dia

Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias