Seu problema é nosso
Falta de asfalto causa alagamentos constantes em rua de Viamão
A Vila Paraíso é boa só no nome, pois as condições das ruas, de acordo com os moradores, são péssimas
Toda vez que chove é a mesma correria: fecha tudo, levanta os móveis e torce para não inundar a casa. Essa é a realidade dos moradores da Rua Terezinha Rocha, na Vila Paraíso, em Viamão. A via, que não tem pavimentação adequada, alaga constantemente e não tem um sistema de escoamento.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
De acordo com a zeladora Inahiá Christina Castro Alves, 53 anos, moradora neste local há 25, a rua é totalmente plana e curta e, quando chove, a água fica acumulada, inclusive vindo de outras ruas que são inclinadas. Antes de ter condições para fazer uma casa mais alta, Christina foi vítima dos temporais.
– Eu já perdi vários móveis. Hoje tenho uma casa alta, consigo evitar que a água chegue nos objetos, mas é uma situação horrível abrir a porta e não conseguir sair porque o pátio e a rua estão cheios de água – descreve.
Esgoto
Mesmo tendo canalização de água e esgoto, os bueiros estão frequentemente entupidos. Uma das causas, segundo Christina, é que o saibro, quando colocado pela prefeitura, desce com a força da água e fecha os canais.
Além do mau cheiro, contribui para o acúmulo de água da chuva ao longo da rua. Quando chove em uma sequência de dias, são necessários vários outros, de sol, para secar a rua. Depois, o problema é a poeira.
– Não tem meio termo. Ou estamos com água até as canelas, ou temos de ficar varrendo tudo o tempo todo por causa do pó. É vergonhoso – queixa-se a zeladora.
Histórico
Há 12 anos, uma capa asfáltica foi colocada na rua para amenizar a situação. Entretanto, por ser muito fina, logo estragou, e a via voltou a ser de chão batido.
– Um grupo da paróquia daqui se juntou e conseguiu recursos para fazermos esse serviço que, infelizmente, não adiantou muito, pois o material era de baixa qualidade – diz Christina.
Abaixo-assinado
Cansados de ver a rua alagada, os moradores fizeram um abaixo-assinado pedindo ajuda da prefeitura. Além disso, conforme Christina, diversos protocolos foram registrados por ela e outros vizinhos cobrando providências.
– Eu gosto do lugar onde moro, mas está chegando o inverno, quando chove mais, e eu me sinto humilhada, excluída do restante da cidade porque não sei se vou conseguir sair ou chegar em casa sem me atolar no barro – reclama.
Bocas de lobo
Um dos desejos de Christina é que a prefeitura passe o caminhão hidrojato e coloque telas nas bocas de lobo para impedir o entupimento dos esgotos e diminuir os alagamentos.
– Convivo com um sentimento de impotência. Não posso fazer nada e não vejo os órgãos competentes fazendo.
Prefeitura promete reparos
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Viamão informou que não existe, até o momento, um projeto de asfaltamento para a Rua Terezinha Rocha, na Vila Paraíso.
Em relação à reclamação sobre os alagamentos constantes, a secretaria respondeu que é ciente, e informou que, em até dez dias, vai executar no local os reparos necessários para resolução desse problema.
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook