Benefício
Jovens de baixa renda podem viajar de graça para outros Estados; saiba como
Benefício está previsto no Estatuto da Juventude e deve contemplar mais de 18 milhões de jovens
Após entrar em vigor em outubro do ano passado, a lei que garante vagas gratuitas para jovens de baixa renda em viagens interestaduais já está valendo. O direito, que está previsto no Estatuto da Juventude, foi regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quinta-feira.
No entanto, o benefício só passará a valer efetivamente quando o Governo Federal disponibilizar o Identidade Jovem – documento de identificação do jovem, que deve ser apresentado no momento da reserva do bilhete junto com um documento com foto – o que deve acontecer em até quatro meses.
De acordo com o Governo Federal, mais de 18 milhões de jovens devem ser contemplados com esse benefício e com a garantia da meia entrada em eventos culturais e esportivos assegurada também com a Identidade Jovem.
A Caixa será responsável pela disponibilização do documento que será emitido virtualmente e disponibilizado por meio de aplicativo para smartphones e pela Internet. Também ocorrerá a emissão em cartões de plástico para as localidades onde há dificuldade no acesso à Internet.
* Diário Gaúcho