Seu problema é nosso
Limite de fichas na farmácia estadual de Alvorada não é suficiente para atender demanda de usuários
Luiz tem pressão e colesterol altos e, mesmo com direito assegurado pela justiça, ele não consegue retirar os remédios
Mesmo com processo judicial que garante o recebimento dos remédios que utiliza para tratar pressão alta e colesterol, o aposentado Luiz Gustavo Nunes da Silva, 56 anos, não está conseguindo retirar os medicamentos na filial da farmácia estadual, em Alvorada, onde mora.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
O problema, segundo ele, é que as fichas distribuídas diariamente no local não são suficientes para todos os usuários.
Luiz conta que, em março, foi oito vezes tentar retirar os remédios, e em nenhuma delas teve sucesso.
– Eu fui em horários diferentes para ver se era isso, mas mesmo indo bem cedinho de manhã não adiantou – diz ele.
Limite
De acordo com Luiz, a informação passada pelas atendentes é que o limite de senhas é de 50 por turno. Entretanto, diz que a fila em frente à farmácia demonstra que a quantidade não chega perto de suprir tanta demanda.
Infarto
Em 2005, Luiz sofreu um infarto e, a partir daí, tornou-se dependente de cuidados médicos para evitar outro ataque cardíaco.
Em 2008, começou a receber o benefício do INSS de aposentadoria por invalidez, mesmo ano que conseguiu o direito de pegar os medicamentos pela rede pública.
A última vez que conseguiu retirar os remédios (dinitrato de isossorbida, rosuvastatina cálcica e ezetimiba), foi em fevereiro deste ano.
No fim
Desde então, sem alternativa, foi obrigado a comprar, ou comprometeria a própria saúde.
– Eu vivo com o dinheiro da aposentadoria e fui obrigado a gastar mais de R$ 300 em farmácia, não tenho essas condições e quero que meu direito seja cumprido – queixa-se Luiz.
Com os últimos comprimidos em mãos, Luiz não esconde o desespero por não saber o que fazer se não conseguir pegar os remédios na farmácia pública.
– Estou muito preocupado. Não sei o que vou fazer quando terminar porque não tenho mais dinheiro para comprá-los em farmácia – lamenta Luiz.
Prefeitura vai reabrir três locais de distribuição
A prefeitura de Alvorada, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que distribui 50 fichas de manhã, e 50 à tarde, para atendimento de quem tem o benefício do Estado. Cerca de mil pessoas procuram o serviço diariamente.
O horário de atendimento da farmácia é das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Nilzo Ramires, 180, Bairro Maringá.
Três postos de saúde vão retomar, ainda neste mês, a distribuição de remédios para quem tem direito a recebê-los: UBS Umbu (Avenida Vista Alegre, 996, Bairro Umbu), UBS Piratini (Avenida Piratini, 837, Bairro Piratini) e UBS III (Estrada Frederico Dihl, 3.170, Jardim Alvorada).
Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook