Capital
Porto Alegre registra 13 surtos de caxumba neste ano
No ano passado, foram três surtos da doença
Porto Alegre já registrou, apenas neste ano, 13 casos de surtos de caxumba. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde. O número é quatro vezes superior ao contabilizado em 2015, quando foram três ocorrências. Apenas em uma semana, Porto Alegre registrou mais sete casos de surtos.
De acordo com a secretaria, foram notificados, até a manhã desta quarta-feira (13), 74 casos de caxumba em Porto Alegre. Em todo o ano passado, foram 154 casos.
O surto é quando acontecem dois ou mais casos relacionados, restritos a um espaço delimitado, como colégio, quartel, creches, grupos reunidos. A Secretaria da Saúde de Porto Alegre não foi notificada pelo Grêmio do surto de caxumba registrado em três jogadores.
Doença
A caxumba é uma doença viral que causa aumento de glândulas salivares, dor e febre. A transmissão se dá por via aérea, através de gotículas ou pela saliva. A transmissão começa seis dias antes das manifestações clínicas e vai até nove dias após o surgimento dos sintomas. O tratamento é feito com repouso e analgésicos.
Vacinação
A vacina tríplice viral é disponibilizada pelo Programa Nacional de Imunizações para pessoas com até 49 anos de idade. Desde 2013 é aplicada em todas as crianças aos 12 meses, com reforço aos 15 meses.
A vacinação está disponível na rede pública de saúde e pode ser feita por pessoas com até 49 anos de idade. Quem não sabe se foi imunizado contra a doença, pode procurar os postos de saúde para realizar a aplicação da dose. No entanto, a orientação inicial é que as pessoas consultem as carteiras de vacinação para tirar a dúvida.
* Rádio Gaúcha