Comércio
Saiba como vão funcionar os shoppings da Capital no dia da votação do impeachment
Associação Brasileira de Shopping Centers orientou que associados façam ponto facultativo no próximo domingo para acompanhar votação dos deputados
No dia da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara, em Brasília, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) orientou os centros de compras associados de todo o Brasil a fazerem ponto facultativo. A ideia é que neste domingo, dia 17, as lojas possam liberar os funcionários para participar das manifestações e acompanhar o posicionamento dos deputados que podem votar a favor ou contra a saída de Dilma.
Em nota, a Abrasce se justificou dizendo que a crise política e econômica do Brasil afetou o comércio, estimulando o desemprego e fechando empresas. Por isso, a sugestão de que lojistas e funcionários de shoppings tenham o domingo livre para, de acordo com a Abrasce, "participar desse momento histórico da democracia brasileira". Leia abaixo o posicionamento completo da associação:
Com relação às manifestações marcadas para o próximo domingo (17), a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) sugere que o funcionamento das lojas de shoppings na data seja facultativo. A iniciativa tem como objetivo autorizar os lojistas que desejarem liberar seus funcionários para participar desse momento histórico da democracia brasileira. Como entidade que representa o setor de shoppings, a Abrasce entende que a grave crise política e econômica do país tem acarretado no aumento do desemprego, fechamento de empresas e em diversos pedidos de recuperação judicial, com consequentes efeitos colaterais para o setor de serviços e industrial.
Em Porto Alegre, todos os shoppings vão abrir neste domingo, o que poderá ser alterado é o funcionamento das lojas e praças de alimentação. Os cinemas têm funcionamento diferente dos shoppings e devem ser consultados diretamente.
Consultamos inclusive os shoppings não são associados à Abrasce. Muitos decidiram seguir a orientação da associação e liberar os lojistas para acompanhar o processo do impeachment. Confira:
Barra Shopping Sul: cada loja decide se abre ou não as portas neste domingo, como ocorre nos outros. A praça de alimentação sempre funciona, mas, no dia 17, a abertura é facultativa.
Boulevard Assis Brasil: como todo domingo, praça de alimentação vai funcionar e lojas poderão abrir ou não.
Bourbon Assis Brasil, Country, Ipiranga e Wallig: lojas e praça de alimentação funcionam aos domingos, mas, no dia de votação do impeachment, foram liberados. Abre quem quer.
DC Shopping: como todo domingo, praça de alimentação vai funcionar e lojas poderão abrir ou não.
Lindoia Shopping: vai abrir normalmente como todo domingo, com funcionamento de lojas e praça de alimentação.
Moinhos Shopping: lojas e praça de alimentação abrem aos domingos, mas, no dia de votação do impeachment, serão liberados. Abre quem quer.
Praia de Belas Shopping: lojas e praça de alimentação funcionam aos domingos, mas, no dia de votação do impeachment, serão liberados. Abre quem quer.
Rua da Praia Shopping: como todo domingo, lojas terão abertura opcional. A mudança será no funcionamento da praça de alimentação, que abre aos domingos, mas foi liberada no dia de votação do impeachment. Portanto, abre quem quer.
Shopping Centerlar: lojas abrem aos domingos, mas foram liberadas no dia de votação do impeachment. Abre quem quer.
Shopping Iguatemi: lojas abrem aos domingos, mas foram liberadas no dia de votação do impeachment. Abre quem quer. Praça de alimentação vai funcionar normalmente, das 11h às 22h.
Shopping João Pessoa: vai abrir normalmente como todo domingo, com funcionamento de lojas e praça de alimentação.
Shopping Total: lojas abrem aos domingos, mas foram liberadas no dia de votação do impeachment. Abre quem quer. Praça de alimentação vai funcionar normalmente, das 11h às 22h.