Notícias



Projeto

Vereador propõe serviço de aquataxi em Porto Alegre

Segundo o autor da proposta, essa alternativa beneficiaria os moradores das ilhas da capital gaúcha

26/04/2016 - 11h28min

Atualizada em: 26/04/2016 - 11h29min


Rádio Gaúcha
Rádio Gaúcha
Em Búzios (RJ), o serviço é utilizado entre as praias – Foto: Buzios On line (Arquivo)

Tramita na Câmara de Vereadores de Porto Alegre um projeto de lei do vereador suplente Raul Fraga, do PMDB, que pretende viabilizar o serviço de transporte hidroviário individual de passageiros pelo Guaíba. A matéria do também chamado aquataxi foi protocolada em novembro do ano passado e ganhou parecer favorável da Procuradoria Legislativa da casa no começo do mês de abril.

Segundo o autor da proposta, essa alternativa beneficiaria os moradores das ilhas da capital gaúcha, como a Ilha da Pintada, por exemplo. Seriam usadas embarcações de pequeno e médio portes.

- Esse serviço já existe em vários lugares do mundo. Tenho conversado com as pessoas e não ouvi, até agora, ninguém dizer que é contra – afirmou o parlamentar.

O vereador deixa em aberto a possibilidade do serviço ocorrer em rotas preestabelecidas pelo poder concedente ou em trajetos a serem escolhidos pelo cliente, desde que tenham autorização dos órgãos competentes. Raul Fraga cita o exemplo da cidade fluminense de Búzios. Lá, o turista pode conhecer as 23 praias com o serviço de táxi marítimo. Para ir de uma praia a outra os preços variam entre R$ 5 e R$ 10. O balneário está localizado a 170 quilômetros da capital do Rio de Janeiro.

- A tarifa poderia ser similar a uma lotação se fosse uma linha. Se for individual, um taxímetro poderia contabilizar a corrida – acrescenta o vereador.

O diretor-presidente da EPTC disse que já foi procurado pelo vereador, que apresentou sua ideia. Vanderlei Cappellari comentou que a sugestão é válida, mas precisa ser autorizada pela Marinha.

- O táxi é um modelo de transporte individual. Se o usuário quer contratar um transporte individual ele tem essa alternativa. Porém, o valor seria maior do que o praticado pelo transporte coletivo Temos que fazer um estudo e buscar exemplos de outros locais que tenham esse transporte – avaliou Cappellari.

A prefeitura está trabalhando agora para lançar, ainda em 2016, a licitação de exploração do serviço de transporte hidroviário coletivo de passageiros no Guaíba, entre o Centro Histórico e a Ilha da Pintada. A promessa é que a tarifa será competitiva com a que é oferecida nos ônibus.

* Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias