Projeto
Vereador propõe serviço de aquataxi em Porto Alegre
Segundo o autor da proposta, essa alternativa beneficiaria os moradores das ilhas da capital gaúcha
Tramita na Câmara de Vereadores de Porto Alegre um projeto de lei do vereador suplente Raul Fraga, do PMDB, que pretende viabilizar o serviço de transporte hidroviário individual de passageiros pelo Guaíba. A matéria do também chamado aquataxi foi protocolada em novembro do ano passado e ganhou parecer favorável da Procuradoria Legislativa da casa no começo do mês de abril.
Segundo o autor da proposta, essa alternativa beneficiaria os moradores das ilhas da capital gaúcha, como a Ilha da Pintada, por exemplo. Seriam usadas embarcações de pequeno e médio portes.
- Esse serviço já existe em vários lugares do mundo. Tenho conversado com as pessoas e não ouvi, até agora, ninguém dizer que é contra – afirmou o parlamentar.
O vereador deixa em aberto a possibilidade do serviço ocorrer em rotas preestabelecidas pelo poder concedente ou em trajetos a serem escolhidos pelo cliente, desde que tenham autorização dos órgãos competentes. Raul Fraga cita o exemplo da cidade fluminense de Búzios. Lá, o turista pode conhecer as 23 praias com o serviço de táxi marítimo. Para ir de uma praia a outra os preços variam entre R$ 5 e R$ 10. O balneário está localizado a 170 quilômetros da capital do Rio de Janeiro.
- A tarifa poderia ser similar a uma lotação se fosse uma linha. Se for individual, um taxímetro poderia contabilizar a corrida – acrescenta o vereador.
O diretor-presidente da EPTC disse que já foi procurado pelo vereador, que apresentou sua ideia. Vanderlei Cappellari comentou que a sugestão é válida, mas precisa ser autorizada pela Marinha.
- O táxi é um modelo de transporte individual. Se o usuário quer contratar um transporte individual ele tem essa alternativa. Porém, o valor seria maior do que o praticado pelo transporte coletivo Temos que fazer um estudo e buscar exemplos de outros locais que tenham esse transporte – avaliou Cappellari.
A prefeitura está trabalhando agora para lançar, ainda em 2016, a licitação de exploração do serviço de transporte hidroviário coletivo de passageiros no Guaíba, entre o Centro Histórico e a Ilha da Pintada. A promessa é que a tarifa será competitiva com a que é oferecida nos ônibus.
* Rádio Gaúcha