Seu problema é nosso
Mesmo depois de terminada, obra continua trazendo problemas para moradores em Gravataí
Buraco aberto em outubro foi fechado apenas com areia e colocação das calçadas ficou pela metade na Rua da Ladeira

Mesmo depois de terminada, a obra de colocação de galerias de esgoto na Rua da Ladeira, no Bairro Morada do Vale II, em Gravataí, ainda traz dores de cabeça para os moradores.
Após viver por anos sem saneamento básico e conviver cinco meses com um buraco aberto em frente às casas por causa do atraso da chegada de material, os moradores continuam tendo problemas.
Em março, o buraco aberto durante a obra foi fechado. O Diário Gaúcho publicou uma reportagem mostrando que os resultado da obra não havia sido o esperado: ao invés de asfalto, o buraco foi coberto com terra, que acabou cedendo, e deixando exposto o tampão da galeria.
Prometido pela prefeitura para ser realizado ainda em março, o recapeamento asfáltico no entorno do tampão não foi feito. Por causa disso, os ônibus não estão passando no local.
– Os ônibus não circulam por aqui. As pessoas têm que subir toda a rua para ir até a parada mais próxima – reclama a dona de casa Marlene Fraga Damasceno, 66 anos.
Entupido
Dona Marlene conta que, quando chove, a areia se espalha e vai parar nas bocas de lobo, o que causa entupimento.
Em abril, os moradores voltaram a sofrer com os alagamentos, que eram frequentes antes de existir uma rede de esgoto no local.
– Quando chove, essa areia vai parar nos fundos do meu pátio e nos bueiros. É um horror. Fizeram tudo errado e agora as casas enchem d’água de novo. No meu vizinho alagou até o quarto das crianças – queixa-se.
Calçamento
Mas os transtornos não param por aí. Na calçada da casa da doméstica, no número 18, mais resquícios de uma obra mal-acabada.
– Eles colocaram calçamento só de um lado da rua e na minha calçada, só em um pedaço. Quando eu vim morar aqui as calçadas era todas arrumadas, quem me conhece sabe que eu sempre cuidei. Agora, eles vieram aqui,quebraram e não voltaram mais. – reclama Marlene, moradora do local há 34 anos.
Prefeitura diz que resolveu
A prefeitura de Gravataí informou que, em função de questões climáticas, as obras na Rua da Ladeira precisaram ser adiadas, mas no dia 22 de abril foram finalizados os trabalhos na área, resolvendo buracos e questões de alagamentos.
Informou também que este é um local onde historicamente havia alagamentos, solução que foi resolvida com as obras, e que fez a galeria de esgoto e melhorias no local. Segundo a prefeitura, a responsabilidade sobre a colocação de calçadas compete aos moradores.