Espírito Santo
Comovida com amor de um casal de idosos, fotógrafa doa ensaio e fotos viralizam
Ao retratar relacionamento que resiste ao tempo, fotógrafa capixaba quis inspirar casais mais novos
Em uma cerimônia que comemorava os 50 anos de um casal de Vitória, no Espírito Santo, o noivo, um senhor de idade, apresentou aos convidados um casal cujo amor ia ainda mais longe: Juvenal Rodrigues de Melo, 89 anos, e Edna Soares de Oliveira, 84 anos, estão juntos há 66 anos, e o carinho que demonstravam um pelo outro chamou a atenção de Camila Lima, a fotógrafa que cobria a bodas de ouro.
Durante a festa, Camila observou como seu Juvenal e dona Edna tratavam-se com dedicação. Comovida, entrou em contato com a filha do casal e anunciou que faria um ensaio gratuito para registrar o amor dos dois.
– Não consegui tirar os olhos deles. Achei muito fofo – recorda a fotógrafa.
Feito em fevereiro, o ensaio teve um cenário adequado para retratar um relacionamento que atravessa seis décadas: o Museu Solar Monjardim, um prédio do século XVIII.
Casados desde outubro de 1950, Juvenal e Edna não tem fotos da cerimônia pois, de acordo com Edna, a filha do casal, na época os ensaios fotográficos custavam caro e eles não tinham dinheiro para pagar. O trabalho doado por Camila é o primeiro registro profissional dos dois.
Acostumada a fazer fotos de recém-casados, Camila entendeu que, ao retratar um amor que resiste ao tempo, a delicadeza entre duas pessoas idosas serviria de incentivo aos casais mais novos.
– Tem casais que, depois de alguns meses de relacionamento, já estão separados. Paciência é uma coisa que não existe mais – reflete a fotógrafa.
Até o momento, o álbum teve mais de 28 mil curtidas e 45 mil compartilhamentos no Facebook.