Debates Metropolitanos
DG promove debate sobre violência
Evento vai reunir famílias de vítimas de violência, além de autoridades e pesquisadores da área da segurança
O crescimento dos assassinatos (homicídios e latrocínios) na Capital e Região Metropolitana é tema do primeiro Debates Metropolitanos, na manhã do próximo sábado, dia 21, no Centro Histórico Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75), em Porto Alegre.
O evento, promovido pelo Diário Gaúcho, vai reunir familiares de vítimas da violência, autoridades da segurança pública e pesquisadores e tem um objetivo central: ajudar a reduzir as mortes, sobretudo de jovens, em uma região de cerca de 3 milhões de habitantes.
Há cinco anos o Diário monitora, de forma independente,assassinatos ocorridos em 19 municípios da Grande Porto Alegre. A planilha de mortes, abastecida por repórteres do jornal, leva em consideração da dos relevantes sobre ocorrências violentas, tais como: dia, hora, local, idade das vítimas, possível motivação, entre outros detalhes. É o mais completo levantamento da violência feito por um veículo gaúcho. Para subsidiar a discussão no evento, será publicada, na próxima semana, um caderno especial compilando dados coletados nos cinco anos.
– É como um censo da violência. Pretendemos, com estas informações, identificar fenômenos e contribuir para a redução da violência na região – diz a editora de Polícia do DG, Letícia Barbieri.
Entre os debatedores, estarão o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas, o subchefe da Polícia Civil, Leonel Carivali, o juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) Sidinei Brzuska, a promotora da Vara do Júri Lúcia Callegari, e o sociólogo e pesquisador da PUCRS Rodrigo Ghiringheli de Azevedo.
SERVIÇO
O QUE: Debates Metropolitanos _ O Crescimento da Violênciana Capital e Região Metropolitana
QUANDO: sábado, dia 21 de maio, das 9h às 11h30min
ONDE: Centro Histórico Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75), no Centro da Capital
INSCRIÇÕES: pelo e-mail promocoes@diariogaucho.com.br. O evento é aberto ao público e tem entrada franca