Seu problema é nosso
Esgoto pluvial na Cristóvão Colombo, em Gravataí, é um baita problema
Em dias de chuva, esgoto sobe e invade casas da vizinhança

Moradora da Rua Cristóvão Colombo, Bairro São Vicente, em Gravataí, há 27 anos, a dona de casa Lorença Teixeira Gomes, 46 anos, cansou de ver a casa dos vizinhos sendo invadida por esgoto toda a vez que chove. Isso tem mais ou menos cinco anos.
– Os meus vizinhos levantaram um muro de aproximadamente 40 cm em frente às casas. Um deles fez até um mureta na divisa de cada peça – relata a dona de casa.
Mau cheiro
A água não chega a invadir a residência dela, que fica no número 193, mas de acordo com Lorença, se acumula no pátio, causando, além de mau cheiro, um ambiente ideal para a proliferação de insetos e outros animais nada agradáveis de conviver por perto.
– O meu pátio enche d’água e, no dia seguinte, fica preto de tanta sujeira. Fora os ratos e as baratas. É um horror – reclama.
Declaração
Desde que o problema ocorre, o desejo dos moradores é de que a prefeitura troque o encanamento que, além de entupido, parece não dar conta da vazão.
No entanto, a solicitação ainda não saiu do papel, mas está sendo divulgado pela prefeitura da cidade como atendida.
Ela conta que no mês de abril, o prefeito declarou, em entrevista, que a canalização e a limpeza das bocas de lobo tinham sido realizadas. A afirmação tirou os moradores do sério.
– Ele disse que fez o encanamento, mas é tudo mentira. Eu não quis acreditar quando eu vi a notícia. É muita humilhação – diz.
Outra solicitação antiga desta comunidade é o asfaltamento da via, que é de chão batido, mas consta na prefeitura como pavimentada desde 2007.
Asfalto
Na época, a comunidade ganhou a obra via orçamento participativo mas, de acordo com a moradora, o asfalto foi colocado nas pontas da rua.
– Quando chove, alaga e vira um lamaçal. Se não chove, é poeira. Minhas gurias tem bronquite e elas sofrem com isso – reclama Lorença, que mora com o marido e as filhas.
Tem projeto, mas faltam recursos
A prefeitura de Gravataí informou que existe um projeto de drenagem para a Rua Cristóvão Colombo, e que recursos estão sendo captados para realizar a obra nesta via. Porém, não detalhou, em sua resposta, o valor destes recursos e o prazo estimado para a execução.
A prefeitura complementou dizendo que entregou, em Brasília, na última segunda-feira, um projeto no valor de R$ 100 milhões para obras de infra-estrutura no município. Também não informou quais melhorias estão previstas neste plano.