Racismo
Uso de esponja com "black power" no BBB16 rende processo à Rede Globo
MPF do Rio entendeu que esponja tinha conotação racista
Uma esponja no formato de um homem com cabelo "black power", usada para lavar a louça dos integrantes do Big Brother Brasil 2016, não foi apenas umas das polêmicas que embalaram o reality show, mas também uma situação que terminou rendendo processo à Rede Globo. Na última terça-feira, dia 3, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro entrou com uma ação contra a emissora por dano moral coletivo e discriminação racial.
Na visão dos procuradores responsáveis pela ação, Ana Padilha Oliveira e Renato Machado, a esponja que imita o cabelo afro remete à estereótipos racistas usados para retratar as pessoas negras. Confira abaixo parte da manifestação dos procuradores:
"A representação do cabelo 'black power' como esponja de pia faz uma clara alusão ao estereótipo racista do 'cabelo para ariar panela' ou 'cabelo Bombril', servindo apenas para reforçar o preconceito, ainda intrínseco a muitos setores da sociedade, desde a abolição da escravatura".
Leia mais
Esponja "black power" do BBB16 causa polêmica nas redes sociais
BBB16: Munik é acusada de racismo após comentário polêmico
Além de exigir que a Rede Globo pague 0,5% do faturamento do Big Brother como indenização, a ação exige retratamento tanto no horário em que o programa era exibido quanto no Mais Você, da Ana Maria Braga. Ao mostrar imagens da casa, o Mais Você acabou veiculando cenas do boneco-esponja.
Polêmica na internet e recusa da emissora em pedir desculpa
O boneco com cabelo afro repercutiu nas redes sociais logo nos primeiros dias de exibição do BBB16. Alguns internautas classificaram a situação como racista. Outros, no entanto, trouxeram à tona que a esponja é só mais uma da série de esponjas lançada pela marca britânica Paladone, que traz, além do homem negro no estilo disco music dos anos 70, um boneco com cabelo punk e até a rainha da Inglaterra.
Em entrevista à BBC Brasil, a fabricante de esponjas informou que o boneco da rainha também havia causado polêmica na Inglaterra: teve gente que entendeu que a esponja era uma afronta aos valores monaquistas do Reino Unido.
Ao ver a esponja com "black power" dentro da casa do BBB16, o participante Ronan Oliveira, que é negro, levantou a questão:
– Por que tem que ser um negro? Isso aqui não vai ser usado para lavar nada. Vou salvar você, Will – disse Ronan, dando um apelido ao boneco-esponja.
"Will" foi tirado da pia e usado pelos integrantes como artigo de decoração. Depois desse episódio, a Rede Globo informou que não iria se desculpar pelo uso do boneco justamente porque o objeto fazia parte de uma série de esponjas que reproduziam ícones de uma geração.