Seu problema é nosso
Vazamento de esgoto em rua de Porto Alegre já dura um ano
Dmae prometeu fazer o conserto da canalização da Travessa Pereira
Há um ano, um esgoto vaza constantemente na Travessa Pereira, no Bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, e se acumula próximo ao número cinco.
O problema tem origem na parte mais alta da rua e desce levando sujeira por toda a via.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Além disso, de acordo com a professora Zanir de Matos Bueno, 32 anos, toda vez que chove, os bueiros entopem, causando alagamentos.
Desagradável
– Toda água podre se concentra na frente da minha casa, é muito ruim. Para sair, tenho que passar por cima da sujeira. Em dias de chuva, é muito pior, a rua fica toda cheia de água, por conta dos entupimentos – diz Zanir.
Fora a água, o cheiro desagradável é outro motivo de reclamação de Zanir. Sem poder deixar as janelas abertas em dias mais quentes, ela reclama da situação.
– O cheiro de esgoto é muito forte, além de que todo esse problema atrai ratos e baratas e cria um limo no asfalto, onde alguém pode, inclusive, acabar caindo e se machucando – queixa-se ela.
Responsabilidade
Apesar de ter asfalto e saneamento básico, como manda o protocolo, a Travessa Pereira está abandonada pelos órgãos públicos, na opinião da moradora.
Desde o início do vazamento, a professora entra em contato semanalmente com a prefeitura solicitando uma solução. As duas áreas que atendem casos de esgoto – o Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) – ficam passando a responsabilidade um para o outro, deixando a comunidade sem um retorno efetivo.
Ambos os órgãos já estiveram verificando o problema, mas nenhum resolveu. Para Zanir, o descaso do município é o que mais a indigna.
– Toda vez que eu ou algum vizinho ligamos pedindo providências para o Dep ou o Dmae é a mesma coisa, a responsabilidade é sempre do outro e, no fim, nenhum órgão dá um jeito de arrumar isso – lamenta.
Dmae prometeu fazer o conserto da canalização
O Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) informou que a Seção Leste de Conservação vistoriou o local nesta segunda-feira à tarde e constatou que o problema de acúmulo de esgoto em frente ao número 5 da Travessa Pereira, é proveniente de uma rede cloacal, que é de competência do Dmae, obstruída no final da Rua Moraes.
Por sua vez, o departamento informou que iria vistoriar o problema ainda na tarde desta segunda-feira e que tomaria as providências necessárias para o conserto imediato da rede.