Estados Unidos
Bebê que nasceu com parte do cérebro fora do crânio passa por cirurgia
Ele sofre de uma má-formação genética rara e segundo os médicos tinha poucas chances de sobreviver
Quando os norte-americanos Sierra e Dustin Yoder souberam que o filho tinha uma má-formação genética, eles tiveram que fazer uma difícil escolha entre deixá-lo viver ou interromper a gravidez. A decisão dos pais deu a chance de Bentley nascer. Aos sete meses, ele recebeu uma nova oportunidade, ao passar por uma cirurgia para operar parte do cérebro que se desenvolveu fora do crânio.
Sierra estava no quinto mês de gestação quando recebeu a notícia de que seu bebê sofria de uma doença chamada encefalocele e por isso poderia não sobreviver. Mesmo assim, ela e o marido não desistiram do sonho de ver o segundo filho nascer. Contrariando as expectativas dos médicos, Bentley veio ao mundo com um dia de antecedência da data prevista.
– Estávamos animados para conhecê-lo , mesmo que fosse apenas por uma hora – disse à mãe ao jornal americano The Washington Post.
No dia 24 de maio, o bebê passou por procedimento de cinco horas para colocar o cérebro de volta ao crânio. A cirurgia foi delicada pois, de acordo com os médicos, a parte do cérebro que estava para fora é responsável pelas funções motoras, resolução de problemas e visão.
– Foi um procedimento que salva vidas. Mas isso não vai dar a ele uma vida normal – afirmou Mark Proctor, neurocirurgião-chefe do Hospital Infantil de Boston, onde a cirurgia foi realizada.
Mesmo sabendo que Bentley ainda terá uma dura caminhada pela frente, os pais não desanimam.
– Ninguém sabe como será o futuro de Bentley. O cérebro dele é diferente de todos e por isso os médicos não tem com quem compará-lo. Mas temos esperança que ele terá uma vida gratificante. Apenas temos que dar um passo de cada vez – confessou Sierra ao jornal norte-americano.
De acordo com os pais, Bentley está se recuperando bem da cirurgia, já está comendo, sorrindo e até balbuciando algumas palavras.