Seu problema é nosso
Espera por obra de asfalto chega a cinco anos em Alvorada
Prefeitura diz que não há previsão para que o serviço seja feito
Há cinco anos, os moradores da Rua Estocolmo, no Bairro Nova Americana, em Alvorada, aguardam por um projeto de asfalto que nunca saiu do papel. Na prefeitura, a rua consta como asfaltada, no entanto, apenas parte dela tem pavimentação. Quem mora do número 420 para baixo, precisa conviver com a poeira que invade as residências.
Para tentar manter a casa livre do pó que levanta da rua, a dona de casa Maria Elena Riffel, 68 anos, vive com a vassoura na mão – mesmo sofrendo com as dores provocadas pela osteoporose e pela tendinite.
– A minha casa vive que é pura terra. Eu ando com dor no braço de tanto passar a vassoura. Não tenho mais vontade de limpar porque é poeira por todos os lados – reclama.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Atraso
Em 2011, quando uma placa indicando a obra no valor de R$ 112.584,12 foi fixada, Maria Elena, que mora há dez anos no local, acreditava que o problema da poeira acabaria.
O assunto foi notícia no Diário Gaúcho nos dias 19 de outubro de 2011 e 11 de janeiro de 2012. Na época, o início da empreitada estava atrasado em oito meses e a Secretaria de Obras de Alvorada informou que havia sido interrompido por falta de repasse de recursos, mas não deu prazo de retomada.
A falta de respostas do poder público entristece a dona de casa. Segundo relato de moradores, com possibilidade de asfalto, as empresas de ônibus da região chegaram a cogitar a expansão do itinerário até o final da rua.
Se isso acontecesse, Maria Elena não precisaria caminhar quatro quadras para chegar até a parada. Outro problema que poderia ser amenizado com a obra seria a frequente formação de buracos na via.
Prefeitura diz que não há previsão para executar o trabalho
A prefeitura de Alvorada informou que a empresa que venceu o processo licitatório não cumpriu o contrato e inviabilizou a obra, e que acionou a empresa na Justiça para responsabilizá-la do descumprimento.
Segundo a prefeitura, neste período, os recursos se tornaram insuficientes para a obra, tendo em vista que não há atualização dos valores. Diante desta situação, a prefeitura informou que, por enquanto, não há previsão para a execução da obra na Rua Estocolmo.