Seu problema é nosso
Falta de medicamento para Esquizofrenia prejudica aposentado de Porto Alegre
Não é a primeira vez que Luís precisa gastar com o medicamento por não ter disponível na Farmácia de Medicamentos Especiais
Desde que foi diagnosticado com esquizofrenia, há seis anos, o aposentado Luís Gonzaga da Silva Duarte, 52 anos, morador do Bairro Partenon, em Porto Alegre, utiliza o medicamento Tioridazina para controlar os sintomas da doença.
Ele sempre retirou os remédios na Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado, localizada na Avenida Borges de Medeiros, no Centro da Capital. Entretanto, há dois meses, o remédio está em falta, problema que tem prejudicado Luís.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Despesa
Ele utiliza dois comprimidos por dia e necessita de seis caixas por mês. Sem o benefício pela farmácia estadual, o aposentado tem comprado os remédios, mas não tem condições de continuar arcando com esta despesa.
– As seis caixas custam cerca de R$ 250. Eu vivo apenas com o dinheiro da aposentadoria, não tenho como comprar sempre, tive que parcelar no cartão de crédito – reclama Luís.
Sem previsão
Luís foi mais de uma vez à farmácia especial e liga toda a semana. A resposta é sempre a mesma: está em falta e não tem previsão de quando terá novamente.
Sem o composto, Luís sofre muito com as crises, por isso a indignação.
– É um direito meu e o Estado não está cumprindo sua obrigação, além de não dar nenhuma satisfação plausível. Não sou o único prejudicado, outras pessoas dependem deste e de outros remédios que estão em falta e o governo não está dando importância – queixa-se o aposentado.
De novo
De acordo com Luís, não é a primeira vez que acontece o problema da falta de Tioridazina. Desde que começou a usar o remédio ele já passou pela mesma situação mais de uma vez.
– Eu já tive que vender coisas de dentro de casa para poder comprar o remédio, é uma vergonha, uma humilhação. Não tenho a quem recorrer – diz ele.
Medicamento deve chegar até o final desta semana
A Secretaria Estadual da Saúde informou ontem do Diário Gaúcho que a empresa que fornece o medicamento à SES agendou entrega de Tioridazina para o final desta semana.
Também segundo a secretaria, a partir do recebimento dos medicamentos no Almoxarifado Central, o produto será distribuído para a Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado e farmácias municipais da Região Metropolitana para ser distribuído para a população.