Transporte intermunicipal
Metroplan propõe reajuste de 14,87% na tarifa de ônibus da Região Metropolitana
Proposta será analisada pela Agergs, que decidirá índice até metade de julho
Em audiência pública na tarde de ontem, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) propôs reajuste de 14,87% nas passagens de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana. A proposta segue para a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), que poderá aceitar ou determinar novo índice.
De acordo com o técnico de planejamento da Metroplan, Hélio Schreinert, o reajuste encaminhado pela fundação foi a taxa verificada para cobrir as despesas das empresas de ônibus e oferecer melhoria no transporte coletivo.
Leia mais:
Número de passageiros de ônibus caiu 6% na Região Metropolitana
O que está em jogo na licitação dos ônibus intermunicipais
– Essa revisão é o único jeito de buscar reequilibrar os contratos de concessão, para que as empresas comecem a investir na renovação da frota – informou o técnico.
A decisão do índice será do relator da matéria na Agergs, o conselheiro João Nascimento da Silva. Até a primeira quinzena de julho, o conselheiro deverá propor um novo índice – idêntico ou não ao da Metropolan – e submeter à aprovação do conselho superior da agência. Depois de decidido pela Agergs, o índice será aplicado no valor das tarifas pela Metroplan.
O aumento afetará 34 cidades da Região Metropolitana.