Seu problema é nosso
Ponte apodrecida cai e representa perigo em Gravataí
A prefeitura informou que será construída uma nova ponte, desta vez de concreto
Há cerca de duas semanas, os moradores do Residencial Ibiza, na Moradora do Vale II, em Gravataí, precisam andar mais para chegar até a ERS-020. Desde que um caminhão com lenha passou no trecho que liga a Avenida Los Angeles à rodovia e quebrou a ponte de madeira que já estava apodrecida. Agora, o acesso ao local está interditado. A ponte vinha sendo motivo de reclamação por parte dos moradores. O Diário chegou a publicar a queixa no dia 7 de março. Na época, a prefeitura havia informado que acompanhava a situação e que uma ponte de concreto estava prevista para os próximos meses.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Interdição
A esperança da comunidade é que a prefeitura faça melhorias na ponte que, segundo o autônomo Luís Amilton Brufatto Luz, 37 anos, já não estava em boas condições.
– No dia seguinte ao acidente, uma máquina da prefeitura retirou os restos de madeira que caíram da ponte, até vereador veio aqui tirar foto. Pensamos que iam trocar por uma de concreto, mas foi só fumaça: a obra parou e o local continua interditado – relata Amilton.
Para evitar mais acidentes, os próprios moradores colocaram faixas para isolar a área. Agora, para chegar até a parada de ônibus onde pega o coletivo que o leva até o trabalho, em Porto Alegre, Amilton precisa sair um pouco mais cedo de casa para dar uma volta maior.
– Antes era uma linha reta para chegar na rodovia, agora tenho que dar uma volta em toda a quadra. Caminho cerca de 10 minutos a mais. Não só eu, mas diversos moradores que utilizam o acesso como atalho – relata.
Fluxo
De acordo com o morador, bem próximo do local onde ocorreu o acidente há um olaria e, por isso, muitos caminhões passam diariamente pelo local. Prevendo que algo pior aconteceria por conta do grande peso dos veículos, moradores, há anos pedem a troca da ponte por uma de concreto.
– A prefeitura nunca arrumou, são os próprios moradores que fazem os reparos. Há uns dois meses nós fizemos um mutirão e trocamos as madeiras que estavam quebradas por novas. Mas os troncos grossos que são a base da ponte, esses a gente não conseguiu trocar – afirma, Amilton.
Prefeitura diz que já está trabalhando
A Secretaria de Obras Públicas (Smop) de Gravataí informou que será erguida uma nova ponte neste local, desta vez de concreto, garantindo maior durabilidade e segurança da população.
A construção será em formato de galerias, que também auxiliarão no escoamento da água e evitando o risco de alagamentos.
O serviço de reconstrução deve se iniciar ainda nesta semana, com previsão para instalação das galerias a partir de hoje.