Seu problema é nosso
Canalização mal feita causa banho de esgoto em quem passa por rua de Porto Alegre
Dep disse que o início da obra de reconstrução está previsto para esta semana
Há três anos, quando o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou uma obra de canalização na esquina da Rua Tabajaras com a Avenida Guaíba, no Bairro Espírito Santo, Zona Sul de Porto Alegre, se tornou praticamente impossível caminhar pelo local e não tomar um banho de esgoto.
A empreitada, que resultou em canos quebrados, trouxe mais dores de cabeça aos moradores do que alegrias.
Desde então, eles travam uma luta com a prefeitura para tentar acabar com o esgoto que corre a céu aberto.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Desagradável
Em fevereiro deste ano, o assunto foi tratado no Diário Gaúcho. Na época, a Seção Sul de Conservação do Departamento Esgoto Pluviais (Dep) informou que faria uma vistoria no local para identificar a origem do problema. No entanto, passados cinco meses, nenhuma providência foi tomada, conforme relata o funcionário público Sandro Souza de Oliveira, 46 anos, que diariamente precisa enfrentar o esgoto malcheiroso no trajeto para o trabalho:
– Não apareceu ninguém e a situação está igual. Não sabemos mais a quem recorrer para resolver esta situação desagradável.
Sem resposta
– Continuamos tomando banho de esgoto. Eu já fiz mais seis protocolos na prefeitura e eles não dão retorno – reclama.
Segundo ele, há cerca de um mês foi realizada uma reunião entre a Associação de Moradores do Bairro Espírito Santo e a prefeitura, inclusive com a presença de representantes do Dep e o Dmae para tratar do assunto. No entanto, não houve um acordo.
– Eles alegam que é uma obra complicada, e que o Dep não tem verba para realizar. Mas se o foi o Dmae que estragou ele que arrume – critica.
Arruma, estraga
Além de provocar cheiro desagradável e atrair mosquitos, o problema está causando mais um transtorno.
Por causa da água que corre sem parar pela rua e não tem para onde escorrer, o asfalto está cedendo.
Na semana passada, após quase quatro meses de espera, a prefeitura fez a manutenção da via. Mas, de acordo com Sandro, a medida não resolve a situação.
– Quando a rua está muito esburacada eles colocam piche por cima dessa água. Isso não adianta porque, dias depois, os buracos voltam a abrir – queixa-se.
Impaciente, o morador avisa:
– A associação dos moradores quer marcar uma reunião com o prefeito.
Obra tem início previsto para esta semana
Questionada pela reportagem do Diário Gaúcho sobre a solução para o problema do esgoto na Rua Tabajaras, a Seção Sul de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais informou que no local há a necessidade de execução de uma travessia pluvial de 12 metros de extensão.
O Dep conseguiu os canos necessários e indicados para este conserto, e o serviço está previsto para iniciar durante esta semana.
Para reclamar problemas relativos ao sistema de esgoto pluvial, ligue para o 156, Fala Porto Alegre e anote o número do protocolo. É a garantia de que a reclamação está registrada.