Debates Metropolitanos
Diário Gaúcho reúne especialistas e empreendedores para darem dicas a quem quer abrir um negócio
Evento ocorreu na tarde desta terça-feira, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre
Leia mais
O Diário Gaúcho reuniu, na tarde desta terça-feira, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, empreendedores e especialistas para darem dicas e contarem suas experiências àqueles que querem abrir um negócio. O evento, que teve como tema "Pequenos negócios: uma saída para superar a crise", foi aberto ao público e a entrada era gratuita.
Nessa segunda edição do Debates Metropolitanos, encontro que tem o apoio do Centro Histórico-Cultural Santa Casa e da Rádio Farroupilha, o início foi às 14h e contou com uma transmissão ao vivo pela página oficial do Diário Gaúcho no Facebook (confira os vídeos abaixo) e também pelo Twitter do jornal. Após a abertura, feita pelo vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech, a editora do Espaço do Trabalhador, Cáren Cecília Baldo, conduziu o primeiro painel: "Da boa ideia para o ótimo negócio".
Subiram ao palco os empreendedores John Jardim, da Deboxe, Andressa Fernandes, da Andybiaá Gourmet, e Ignês Brochetto dos Santos, da Confeitaria Dona Inês, para contarem suas experiências. Além deles, os especialistas André Martinelli Niemczewski, do atendimento individual aos empreendedores da Regional Metropolitana do Sebrae-RS e Roberto Zimmer, superintendente executivo da unidade de microcrédito do Banrisul.
O primeiro a falar foi John. Ele contou que começou seu negócio por gostar de se vestir de forma diferente.
Em seguida, Andressa falou sobre o preconceito que enfrenta por ser negra e, ao mesmo tempo, dona de uma empresa.
A terceira a falar foi Dona Ignês, que começou fazendo doces para o aniversário das filhas e hoje emprega 56 pessoas nas três lojas de sua confeitaria.
Depois de os empreendedores contarem sobre as experiências que tiveram com seus negócios, foi a vez dos especialistas falarem sobre o processo de abertura de uma micro ou pequena empresa.
André apresentou os principais erros cometidos pelos empreendedores e falou sobre a importância de planejar:
– Se você não fizer isso, sua empresa não vai quebrar a barreira dos quatro anos.
Roberto, por sua vez, explicou questões ligadas ao microcrédito. Conforme sua explicação, esse tipo de financiamento só é concedido com orientação, deve ser usado para uma atividade produtiva e é disponibilizado para empresas com faturamento de até R$ 10 mil por mês.
Depois disso, foi a vez de os painelistas responderem a questões feitas pelo público presente no evento. Após algumas respostas, o primeiro painel foi encerrado e deu lugar ao segundo, com mediação da colunista do Diário Gaúcho e repórter da Rádio Gaúcha Giane Guerra.
Na 1ª edição do Debates Metropolitanos, o DG reuniu especialistas e familiares de vítimas para discutir o aumento da violência na Região Metropolitana
Subiram ao palco os empreendedores Israel Rosa, da Pipoca do Bira, Eva Maria de Oliveira, do Expresso da Tapioca e Lisandra Doki, da Stow Designer. Além deles, Fabiana Estrela, diretora regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Naira Libermann, coordenadora do Núcleo Empreendedor da PUC-RS, expuseram questões relacionadas ao tema "Como se diferenciar no meio da multidão".
Israel, filho de Ubirajara Rosa, dono da Pipoca do Bira, conta que, junto com seu pai, está sempre buscando maneiras de inovar. Um deles é o TeleWhats (serviço de entrega com pedido feito pelo WhatsApp), que hoje representa 30% das vendas. O outro é o programa de fidelidade criado por eles:
Depois dele, a personal organizer Lisandra relatou que resolveu investir nesse segmento depois de assistir a uma reportagem na televisão. Ela considera importante fazer parcerias para conseguir mais clientes.
Na sequência, Eva falou sobre como inovar dentro de uma franquia. Ela disse que faz as mudanças com base no que os próprios clientes lhe dizem.
A primeira das especialistas a falar foi Fabiana, que comentou sobre a relação entre franqueado e franqueador:
– O franqueador respira pelo nariz do franqueado.
A última a falar foi Naira, que lembrou da importância de atitudes simples, como sorrir para conquistar um cliente, e da necessidade de se atualizar para manter sempre seu negócio relevante.
Depois de mais uma rodada de perguntas da plateia, o evento foi encerrado por volta das 17h, pelo editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos Etchichury, e pelo diretor de Mercado Leitor e Operações do Grupo RBS, Sidney Zamel.
Assista ao evento na íntegra:
Assista ao vídeo com falas de alguns dos integrantes da 2ª edição do Debates Metropolitanos: