Seu problema é nosso
Falta de estrutura em canalização causa alagamentos em loteamento de Porto Alegre
Chuva forte ou fraca as casas ficam inundadas
Quando a Rua Voluntários da Pátria, que inicia do Centro de Porto Alegre, foi estendida até o Bairro Humaitá, há três anos, alagamentos constantes na Rua 2.095 do Loteamento Nova Esperança, se transformaram em grandes problemas para a comunidade.
A assistente administrativa Juliana Ferencz Gurniak, 31 anos, que mora no local desde 2009, conta que, independentemente da quantidade de chuva, a rua alaga, levando muita água para dentro das casas.
Perda dos móveis
A Voluntários tem uma inclinação, e a Rua 2.095 não tem um sistema de escoamento adequado, o que causa estes alagamentos.
Nos temporais de julho do ano passado, Juliana perdeu tudo o que tinha dentro de casa, e foi obrigada a sacar o Fundo de Garantia para se restabelecer.
– Entrou muita água na minha casa, perdi armários, geladeira, fogão, tudo. Foi terrível – relembra.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
De acordo com a moradora, o mais preocupante é que a água invade as residências mesmo quando a chuva é fraca. A canalização de água e esgoto do loteamento não é apropriada, e mesmo após diversas reclamações da comunidade e até um abaixo-assinado, nada foi feito para resolver a situação.
– Alaga até no verão, é um caos. Quando chove forte, a água sobe mais de um metro. No ano passado, técnicos do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), estiveram aqui, conversaram com a gente, fizeram mil promessas e não cumpriram nenhuma – queixa-se Juliana.
Com medo de perder os móveis e eletrodomésticos novamente, quando começa a chover, Juliana, o marido e os filhos recolhem os objetos e os colocam para cima, a fim de não terem mais prejuízos.
Por conta própria
Cansados de esperar pela prefeitura, os moradores da 2.095 se juntaram para fazer melhorias na via. Juliana e os vizinhos fizeram uma vaquinha em janeiro e mandaram recolher o lixo da rua, abriram os bueiros e limparam, além de colocarem grades nas bocas de lobo para evitar que a sujeira entre novamente no esgoto.
– Nós fizemos o que podíamos, mas enquanto os órgãos responsáveis não vierem e consertarem o que está errado, vamos sempre sofrer com as enchentes – diz Juliana.
Dep diz que vai desobstruir as bocas de lobo
“A Seção Norte de Conservação do Dep informa que será necessária a desobstrução de bocas de lobo da rua 2.095.O serviço será executado hoje. Nas obras do Sistema de Proteção Contra as Cheias está prevista a reforma de cinco Casas de Bombas, entre elas a da Vila Farrapos.
O Loteamento Nova Esperança está instalado sobre ligações irregulares, provocando alagamento quando ligadas à Casa de Bombas. Com o novo canal, não haverá mais estas ligações ao emissário da Casa de Bombas Vila Farrapos, eliminando a origem do problema.”