Seu Problema é Nosso
No Bairro Tristeza, a espera pelo conserto de cano do Dep dura sete meses
Um acidente de carro em dezembro de 2015 deixou um problema como herança para os moradores de um condomínio na Zona Sul de Porto Alegre. Ao bater contra o poste de iluminação pública em frente à residência de número 3.472 da Avenida Wenceslau Escobar, no Bairro Tristeza, o carro danificou a base que sustenta o poste.
Os moradores solicitaram à Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee) a troca do poste, o que aconteceu apenas em abril. O problema é que, ao fazer a troca, a Ceee abriu um furo no chão, bem ao lado da estrutura, e acabou rompendo a canalização de esgoto que passa por baixo da rua. Começou aí uma espera que ainda não teve fim.
Depois de substituir o poste, a Ceee passou o problema para o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), já que havia a necessidade de conserto do cano para evitar que os dejetos continuassem correndo a céu aberto. O Dmae, porém, constatou que o problema era de responsabilidade do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep).
Desde então, Daniel Gandolfi, síndico do condomínio, ouve do Dep que o órgão não tem material para trocar o cano de esgoto. Enquanto isso, o buraco na calçada aumenta cada vez mais. De acordo com o morador, a rachadura é um obstáculo para os carros que precisam entrar no condomínio da Wenceslau Escobar.
– O buraco está exatamente onde o carro tem que passar. Se cair com a roda e vier um carro atrás, causa acidente – observa o síndico.
Dep promete reconstruir a obra até o final desta semana
De acordo com a Divisão de Conservação do Dep, o serviço de reconstrução na Avenida Wenceslau Escobar, 3.472 será iniciado até o final desta semana. Segundo o Dep, a Ceee também será acionada para que sejam tomadas as devidas providências para o conserto do problema.