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Debates Metropolitanos

Pipoqueiro criou programa de fidelidade entre os clientes. Conheça o Smilhos

Bira será um dos participantes da segunda edição do Debates Metropolitanos que ocorre no dia 12 de julho

08/07/2016 - 08h01min

Atualizada em: 08/07/2016 - 08h02min


Jeniffer Gularte
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Bira e o filho Israel estão a frente do carrinho de pipocas localizado na esquina da Rua dos Andradas com a Caldas Junior

Foram oito anos de tentativas frustradas até que Ubirajara de Quadros Rosa, 60 anos, conquistou a licença para ter seu próprio carrinho de pipoca no Centro de Porto Alegre. Bira provou a ele mesmo que persistir vale a pena. No dia 12 de julho, ele será um dos participantes da segunda edição dos Debates Metropolitanos que será realizada no Centro Histórico Cultural Santa Casa, em Porto Alegre.

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Bira trabalhou 21 anos como pipoqueiro na esquina da Avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho, na condição de empregado. Depois de cinco pedidos indeferidos pela Smic, obteve o alvará em 2014 e em 11 de junho abriu a Pipoca do Bira, dessa vez na esquina da Rua dos Andradas com a Caldas Junior.

– O certo é não desistir nunca. Às vezes, a gente tem que acreditar que alguma estrela vai brilhar pra nós. Não posso ser só mais um pipoqueiro. Tenho que ter um diferencial.


Ele uniu os anos de técnicas com a ideias inovadoras do filho, Israel, 31 anos, estudante de Agronomia na Ufrgs. Ao realizar o sonho de ter seu próprio carrinho, Bira não quis ser só mais pipoqueiro. Criou, por exemplo, um programa de fidelidade, onde na compra de cinco pipocas o cliente ganha uma de graça. É o cartão Smilhos.

Bira e Israel criaram um programa de fidelidade: o Smilhos


– Foi uma sacada despretensiosa. Não dá para visar tanto o lucro no começo, tem que pensar em conquistar a freguesia.

A pipoca de chocolate não tem glúten nem lactose. Bira trocou o achocolatado pelo chocolate em pó 100% cacau. A receita foi refeita diversas vezes até que se encontrou o ponto mais saboroso. A pipoca salgada tem tempero adicional de pimenta, orégano, tempero misto e queijo ralado, conforme o gosto do cliente.

Outro diferencial é o TeleWhats. Clientes do Centro podem pedir pipoca via WhatsApp. Atualmente, as entregas pelo TeleWhats já representam 30% das vendas.

– A gente oferece o melhor de si. Se o cliente é bem atendido, ele vai retornar _ conta Bira.

– Em primeiro lugar, é uma relação entre pessoas, é mais do que uma troca de alimento por um valor em dinheiro. Se construí um relacionamento aqui _ explica Israel.

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Quando: 12 de julho, terça-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Centro Histórico Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75, Centro de Porto Alegre)
Quanto: entrada gratuita
Para participar: envie um e-mail para promocoes@diariogaucho.com.br

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