Seu problema é nosso
Buraco interdita calçada e representa perigo em rua de Porto Alegre
O Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) prometeu iniciar o conserto hoje
Problemas na canalização de esgoto na Rua Doutor Irineu Torres de Vasconcelos, próximo ao número 55, no Bairro Vila João Pessoa, em Porto Alegre, causaram erosão na calçada e a abertura de uma cratera. A situação, que se estende há quase dois meses, começou bastante confusa e tem deixado a autônoma Tânia Gonçalves de Souza, 50 anos, preocupada.
– Um dia eu saí para trabalhar e tinha esse buraco em frente à minha casa. O Dmae esteve no local primeiro e colocou cavaletes de sinalização, mas informou que a boca de lobo desmanchando e a galeria de esgoto rompida são de responsabilidade do Dep – diz Tânia.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Reclamação
Com a área já isolada, Tânia entrou em contato com a prefeitura através do Fala Porto Alegre (telefone 156) solicitando providências para o fechamento do buraco. O órgão deu prazo de 48 horas para vistoria.
Conforme prometido, uma equipe foi enviada ao local para verificar a gravidade do caso, mas a resposta não foi nada animadora para Tânia:
– Essa vistoria foi no dia 24 de julho e deram prazo para realizar o serviço de reconstrução até dia 3 de setembro, mas não posso esperar tanto tempo. A saída da minha casa está interditada, estou refém desse descaso – reclama ela.
Perigo
Segundo Tânia, a rua tem iluminação pública precária e, por conta disso, teme que durante a noite alguém caia no buraco.
Além disso, a rede de esgoto está bem próxima a uma árvore, que está ameaçando cair por conta da situação.
– Com a calçada afundando, a raiz da árvore está sendo puxada. Ela já está bem inclinada e pode cair em cima de um carro, ou pior, de uma pessoa – diz Tânia.
Outra reclamação de Tânia é que as taxas públicas de água e esgoto estão sempre pagas e quando os cidadãos precisam do município, não tem um retorno positivo.
– Não é a primeira vez que as calçadas aqui da Doutor Irineu Torres de Vasconcelos sofrem erosão. Isso aponta um problema crônico na canalização e, mesmo assim, os responsáveis não dão um jeito – lamenta ela.
Dep promete reconstruir os canos hoje
A Seção Leste de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), informou que ontem fez uma vistoria no local e constatou o rompimento da rede pluvial. O serviço de reconstrução de rede de 300 milímetros de diâmetro e de um poço de visita está previsto para começar hoje.