Seu problema é nosso
Vazamento constante de esgoto provoca fechamento de comércios em Porto Alegre
O problema acontece há três anos e é recorrente
Consertos paliativos não foram suficientes para resolver o problema de vazamento de esgoto na esquina da Rua Padre Diogo Feijó com a 18 de Novembro, no Bairro Navegantes, em Porto Alegre. A situação, que acontece há, pelo menos, três anos, é motivo de reclamação do advogado Ricardo José Carvalho de Oliveira, 65 anos, morador do local.
Para Ricardo, a origem do problema está na canalização mal feita. vez que a água suja começa a sair para fora, alguém da vizinhança chama a prefeitura. Equipes do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) já foram ao local diversas vezes para fazer a limpeza.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Há três meses, a situação piorou. O que antes eram vazamentos esporádicos, agora são diários e ininterruptos. Quando chove, segundo Ricardo, as bocas de lobo entopem, agravando a situação.
– O cheiro é insuportável, vaza dia e noite. Tem dias que a água podre chega a tampar as calçadas e impossibilita as pessoas de caminharem, é horrível – reclama o advogado.
Comércio
Por conta do mau cheiro, o comércio vem sendo prejudicado. Restaurantes já fecharam as portas e uma oficina mecânica também sofreu prejuízos porque, quando a água sobe, precisa parar as atividades, caso contrário alaga o estabelecimento.
– Os comerciantes estão ficando no prejuízo por causa deste problema. Uma equipe do Dep esteve aqui semana passada, olhou, disse que é necessário trocar os canos, mas não falou quando – desabafa Ricardo.
Reclamações
Ricardo conta já ter feito mais de 50 ligações para o Fala Porto Alegre (telefone 156) pedindo providências. Em vários pedidos, ouviu como resposta que deveria esperar.
O advogado chegou a procurar o Ministério Público e a Secretaria Municipal da Saúde também foi comunicada. A preocupação também gira em torno da proliferação de mosquitos, por conta do acúmulo de água.
– Não sei mais a quem recorrer. Quantos anos mais teremos que suportar essa situação? – questiona Ricardo.
Buracos
Outra consequência do vazamento de esgoto é a formação de buracos na esquina da Padre Diogo Feijó com a 18 de Novembro. A água corrói o asfalto e a passagem de veículos pesados, como ônibus, contribui para o aparecimento de crateras, que prejudicam o trânsito.
Limpeza será realizada hoje
A assessoria de comunicação do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), informou à reportagem do Diário Gaúcho que a Seção Norte de Conservação do órgão já havia tentado desobstruir a rede pluvial manualmente, mas não foi possível.
Na tarde de hoje, será feita uma desobstrução dos canos com caminhão hidrojato.