Ensino Médio
Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2016
Veja as informações úteis para quem está inscrito na prova
Confira data, horários, conteúdo e outras informações úteis sobre a prova que pode garantir o seu acesso à universidade. Com um recorde de inscrições este ano, o Enem deverá divulgar seu resultado em janeiro. Com a nota em mãos, você pode tentar o ingresso no ensino superior e bolsas de estudos.
DATA
5 de novembro (sábado)
Ciências Humanas e suas Tecnologias
A prova abrange história, geografia, filosofia e sociologia. Concentra os temas relacionados a atualidades, além de exigir do estudante um conhecimento ligado a políticas públicas, conflitos sociais e direitos humanos.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Reúne as questões sobre química, física e biologia. A exemplo das outras áreas, as perguntas tentam fazer o aluno relacionar o assunto com o cotidiano.
Tempo para a prova: quatro hora e 30 minutos.
6 de novembro (domingo)
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Aqui entram as questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (com a opção de inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Compreensão de texto é cobrada com ênfase nesta área.
Redação
Matemática e suas Tecnologias
Envolve cálculos, interpretação de gráficos e tabelas, comparação entre números e medidas de grandeza, entre outros. As questões são normalmente mais voltadas ao raciocínio lógico do que às fórmulas.
Tempo para a prova: cinco hora e trinta minutos.
Horários
– Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h.
– As provas terão início às 13h30min.
– Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília), já que será proibida a entrada após o fechamento dos portões.
– Os locais de prova serão divulgados nesta terça-feira pelo site enem.inep.gov.br
Simulado
– O prazo para fazer o último simulado antes da prova do Enem foi prorrogado.
– Os estudantes têm até domingo para testar os conhecimentos pelo site da Hora do Enem.
Novidade
– Este ano será usada biometria nos locais de prova.
–Os estudantes terão de registrar as digitais na confirmação da presença.
O que levar
– É obrigatório apresentar documento original de identificação com foto.
– Cédulas de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social e carteira nacional de habilitação com foto são alguns dos documentos aceitos. Tire dúvidas no site do Inep.
– Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, pode ser utilizada na prova.
Resultado
– A divulgação do desempenho individual de cada candidato não tem data prevista, mas deve ocorrer na primeira quinzena de janeiro.
– Com base na nota obtida no Enem, o estudante poderá garantir a aprovação em processos seletivos do MEC, que devem ser abertos em janeiro: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
– Agir com incorreção ou descortesia com quaisquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas.
– Perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do exame.
– Comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma.
– Portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do exame.
– Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei.
– Utilizar livros, notas ou impressos durante a realização das provas.