Opinião
Manoel Soares: "Muita chinelagem"
Colunista critica a falta de respeito com vítimas da tragédia da Chapecoense
Sei que o título do texto não é dos melhores, mas só assim para alguns entenderem. Recebi no meu telefone e pelas redes sociais fotos dos jogadores da Chapecoense depois de mortos.
Para mim, é coisa de uma pessoa sem qualquer senso de decência e senso humanitário. Ver que famílias estão sofrendo com um fato e, ainda assim, repassar as imagens mais dolorosas dessa tragédia é crueldade. E se tem algo que minha cabeça não consegue aceitar é crueldade.
Infelizmente, o WhatsApp e outros aplicativos de celular onde passamos fotos e áudios viraram uma rede pessoal de imbecilidade. Fotos de pessoas mortas, brigas, pornografia infantil e outros absurdos.
Pior que muitas dessas pessoas que mandam e recebem essas imagens e áudios têm a cara de pau de cobrar postura de comunicadores e empresas de comunicação, mas, no fim, não conseguem usar seu senso crítico sequer para escolher com cuidado o que mandam pelo próprio telefone.
Atenção
Se alguns veículos de comunicação querem audiência e fazem absurdos que ultrapassam a falta de ética, muitas pessoas em busca de curtidas ignoram o senso humanitário.
Outro detalhe importante é ficar atento aos telefones de nossos filhos. Óbvio que uma criança ou adolescente não tem obrigação de saber o que pode ou não mandar. O termômetro deles são as compartilhadas e curtidas. Recomendo a quem é pai que faça varredura no telefone dos filhos, pois, se eles erram, metade do erro é nosso. A maneira mais eficiente é ensinar e fiscalizar se necessário.
A verdade é que foi muita chinelagem mandarem essas fotos, peço que, se você receber essas imagens, não somente apague, mas diga a quem mandou que tenha mais respeito, porque é muita chinelagem.