Peso no bolso
Conta de luz de outubro com cobrança extra da maior bandeira tarifária
Será a primeira vez que o segundo nível da bandeira vermelha — o que tem a cobrança mais alta — será acionado desde que a bandeira vermelha passou a contar com os dois patamares, em janeiro de 2016
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou na tarde desta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, a mais alta, com custo de R$ 3,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Será a primeira vez que o patamar 2 da bandeira vermelha será acionado, desde que a bandeira vermelha passou a contar com os dois patamares, em janeiro de 2016.
Entre os motivos da cobrança extra na conta de luz, a Aneel destaca em nota que a situação dos reservatórios das usinas elétricas "alcançou níveis preocupantes e que é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício".
O patamar 2 da bandeira vermelha indica a necessidade de operar usinas térmicas mais caras para compensar a geração hidráulica inibida pela falta de chuvas.
Neste mês de setembro, vigorou a bandeira amarela, com uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.