Coluna da Maga
Magali Moraes faz um pedido: não desista de ler
Essa coluna já começa com um agradecimento. Obrigada por me ler!! Principalmente por ler. Não importa se é jornal, revista ou livro. Ler é a academia onde a gente exercita o cérebro. E também onde se vive emoções diferentes sem sair do lugar. Escolha algumas matérias do DG pra ler do início ao fim. Passar os olhos é uma coisa. Ler é se jogar nas frases e parágrafos. É compreender. É não sossegar até saber como termina. Pode ler bula de remédio e embalagem de xampu (adoro!), mas isso não vai te levar longe. Ler placa de trânsito até leva, mas ler livro é melhor.
Pode ser livro indicado por amigos, pode escolher pela capa bonita, pegar emprestado, comprar pela internet, garimpar no sebo. Pode deitar pra ler e capotar na segunda página (desde que na noite seguinte você continue). Pode destacar frases com uma caneta marca-texto espalhafatosa. Pode comprar um livro só porque é daquele autor que você já leu e gostou. Pode dobrar o cantinho da página. Pode ler na cama, no banheiro, no trem, no ônibus, no parque.
Feira do Livro
Te faço um pedido sincero pra retomar aquele livro largado pela metade. O marcador está no mesmo lugar. Dá uma segunda chance pro autor. Quem sabe relendo as páginas anteriores, a leitura agora vai. E, se você quiser mesmo desistir da história, faz parte. Tem tantos livros novos te esperando! Esse é o último final de semana da Feira do Livro de Porto Alegre, com lançamentos e balaios de ofertas. É circular pelas bancas, namorar as capas e ver se dá match. Sorte de quem pega um autógrafo pra incentivar a leitura.
E quem consegue tempo pra ler? Sei como é. Também sofro com isso. A gente desperdiça horas preciosas enquanto podia estar lendo um livro. Ler é um hábito que vale a pena criar. É a porta de entrada pra mente do autor que imaginou tudo aquilo. Ler é concordar, discordar, aprender, rir, sonhar, viajar, relaxar. Ler é prazeroso. Promete não desistir de ler?