Dinheiro na mão
PIS/Pasep dos idosos: pagamento é liberado para todos
Dinheiro é disponibilizado nesta segunda-feira também para quem não é correntista da Caixa Federal ou do Banco do Brasil
Mulheres acima de 62 anos e homens acima dos 65 podem sacar o PIS/Pasep dos idosos a partir desta segunda-feira (27). Correntistas desta faixa etária da Caixa Federal ou do Banco do Brasil já receberam o depósito em conta na quinta-feira passada (23). Quem não tem conta nestes bancos pode procurar atendimento nas agências destes dois bancos para buscar o valor, com documento de identificação.
O pagamento desta terceira fase do PIS/Pasep para os idosos foi antecipado. Ele estava previsto para começar no dia 14 de dezembro. Conforme o Ministério do Planejamento, mais de 2 milhões de trabalhadores terão acesso aos recursos, que somam quase R$ 4 bilhões nesta fase. Com o início dos pagamentos aos aposentados na semana passada, os saques atingiram R$ 1 bilhão até o dia 19 de novembro.
Quem pode sacar
Além dos homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos, os pagamentos do Fundo Pis/Pasep estão liberados para aposentados, idosos acima de 70 anos e os herdeiros de cotistas falecidos.
Nos casos em que cotistas não puderem comparecer às agências, a solicitação de saque pode ser feita por procuração. Para a consulta de saldos, os bancos criaram páginas específicas na internet.
Informações nos bancos
Telefone do Banco do Brasil, que administra o Pasep: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-729-0001 (demais localidades)
Telefone da Caixa Econômica Federal, que administra o PIS: 0800-726-0207
Quem tem direito a receber o PIS/Pasep?
Para ter direito ao saque do Fundo PIS/Pasep, é preciso ter saldo no Fundo e ter trabalhado com carteira assinada e cadastrado no Fundo no período de 1971 a 4 de outubro de 1988.