Coluna da Maga
Magali Moraes e a comida com sabor de nostalgia
Colunista escreve às segundas, quartas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Alguns alimentos cumprem uma função que vai muito além de fornecer vitaminas pro corpo. São os que nutrem a alma com boas lembranças. E conseguem nos transportar pra uma época distante da vida. Virou moda chamar de comfort food (comida confortável) todo prato que dá bem-estar e lembra comida de mãe, vó, tia, dinda. Deixando de lado os estrangeirismos, é o sabor de nostalgia. Nossa memória afetiva senta junto na mesa. É mais que refeição. É uma experiência deliciosa.
Esses dias, depois de um almoço com o pessoal do trabalho, pedimos café. Adivinha o biscoitinho que veio junto. Biscoitão, na verdade. Toffel, aquele amanteigado clássico aqui dos pampas. Nem preciso dizer que baixou a nostalgia. Cada um voltou no tempo e lembrou as táticas que usava pra garantir os seus preferidos do pacote (com goiabada e glaceado em cima, claro). O biscoito ainda existe, mas eu nunca mais tinha comido. Senti o gosto das tardes da infância no horário comercial.
Molho
Comida de sal também fica registrada na memória da gente como uma doce lembrança. Recentemente almocei na casa da minha mãe e provei de novo o molho maravilhoso de bife que só ela sabe fazer. Aliás, todo o almoço foi uma viagem nostálgica. Cardápio túnel do tempo. Só eu e ela. Me senti almoçando na casa da minha vó, como eu fazia antes de me tornar mãe. Vá explicar os temperos que mexem com o coração. São momentos raros. Tomara que a gente tenha sensibilidade pra perceber e curtir ao máximo.
Você também tem comidas que te transportam pro passado? Bolo de tia, pudim de mãe, sanduíche igual ao que o pai fazia, salada de maionese da vó. Tão mágico quanto sentir de novo esses sabores é ajudar a criar lembranças gastronômicas em alguém. A receita que hoje você prepara com todo carinho pode ser o prato que alimenta a saudade dos filhos ou netos no futuro. Cozinha é bem mais que um espaço físico. É aconchego, afeto, emoção e felicidade. Tá servido?